Noite Cultural EJA homenageia estudantes e professores

Uma noite inesquecível para os estudantes e familiares da Educação de Jovens e Adultos – EJA e dos Cursos Básicos de Educação da Rede Municipal de Ensino de Chapecó. Na noite de terça-feira (09) tiveram a oportunidade de ver, ouvir e sentir a beleza da arte através da expressão humana, representada pela música, dança e teatro na III Noite Cultural da EJA.

O evento foi promovido para homenagear estudantes e professores, com atividades que consistiram em apresentações dos próprios estudantes e também de convidados como o Programa Verde Vida e a Escola de Teatro Casanova que se dispuseram a contribuir e abrilhantar a noite, repleta de música, dança, arte e teatro. Ser Estudante na Educação de Jovens e Adultos é um desafio necessário, que proporciona aos que tem interesse na busca do conhecimento, dar a continuidade e concluir os estudos, é uma oportunidade que exige persistência, vontade e dedicação, mas que é compensadora na realização pessoal de cada um.

Para a Secretária Municipal de Educação, Sandra Maria Galera, aprender inclui os aspectos básicos da vida, como os acontecimentos diários e com isso, a possibilidade de aproveitar os conhecimentos no dia a dia. E isso é um desafio constante para professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos, pois ensinar e aprender, segundo ela, não se resume apenas ao conteúdo curricular, traz consigo todo um contexto, uma possibilidade de desenvolvimento e integração ao mundo globalizado e oferecer através de políticas públicas a modalidade EJA. “Estamos oportunizando a todos alcançar o conhecimento que dará bons frutos e tratá uma condição de vida melhor. A noite cultural é mais um dos instrumentos que abre novas possibilidades e perspectivas para a concretização dos ideais de cada indivíduo”, comentou.

A aluna Rosa Novassat Teodoro, da Escola Básica Municipal Paulo Freire, tem 47 anos e está no último módulo da Educação de Jovens e Adultos. Prestes a concluir o Ensino Fundamental ela está muito orgulhosa e sonha em fazer faculdade de gastronomia ou nutrição. Ela já realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e está aguardando o resultado para já iniciar o Ensino Médio e depois dar continuidade. “Momentos como este são importantes para nós, estudantes, pelo conhecimento que oferece. Muitos não têm esta oportunidade se não for com a escola, e principalmente, um momento para estar com a família presente. Eu penso que poderiam ter mais momentos como este, e que todos deveriam aproveitar porque uma vez que estamos na escola e somos adultos ou adolescentes,estamos buscando conhecimento”, finalizou.