Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

O dia 10 de outubro é o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Para marcar a data, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, promoveu ação de educação em saúde e segurança do trabalho. A atividade foi realizada para escolares do 8º ano, das Escolas Básicas Municipais Zélia Roque Lima Munzi e Maria Bordignon Destri, através da Secretaria de Saúde e dos programas Saúde na Escola (PSE) em parceria com o TRT-Programa Trabalho Seguro, Atenção Básica e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB).

Cerest

Os CEREST - são os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador/ST que compõe a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), integrando os serviços da rede SUS, voltados à assistência e a vigilância, de forma a congregar/unificar os esforços dos principais executores com ligação com a saúde do trabalhador. O serviço tem por finalidade promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio de ações de promoção, proteção, vigilância em Saúde do Trabalhador, bem como no diagnóstico, tratamento e reabilitação de trabalhadores acidentados, e que para isso dispõe de uma equipe técnica especializada.

O CEREST Regional de Chapecó foi habilitado através da Portaria SAS/Nº 653, de 19 de Setembro de 2006, com o objetivo de atender as diretrizes da RENAST. É uma unidade regional com a função de fornecer suporte técnico a toda rede do SUS para 76 municípios da macro região oeste de Santa Catarina. Para isso o Cerest conta com uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, composta por 11 servidores: Médica do Trabalho, Engenheira de alimentos, Enfermeira, Engenheiro de Segurança no Trabalho, Técnicos de Segurança do Trabalho, Assistente Social, Técnico de Enfermagem, Psicólogo, Fisioterapeuta, Auxiliar administrativo e um estagiário.

O Suporte técnico para Rede SUS em Saúde do Trabalhador possui três Eixos de Atuação: 1º Eixo reconhecimento do usuário do SUS como trabalhador - Suporte Técnico para Processo Notificatório de Acidentes, Doenças e Agravos relacionados ao trabalho; 2º Eixo suporte técnico para fiscalização – Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador; 3º Eixo, acompanhamento do trabalhador no processo de reabilitação funcional - Suporte Técnico Socioassistencial ao trabalhador.

Entre as atribuições dos CEREST e das Equipes Técnicas estão: desempenhar as funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência; dar apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde; atuar como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando polo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica.