Projeto Desbravando qualifica mais de 550 profissionais do trade turístico

Em 3 anos o Desbravando Nosso Potencial Turístico realizou 60 cursos de capacitação

Desde 2016 a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realiza o Projeto Desbravando Nosso Potencial Turístico, uma parceria com o Sindicato de Restaurantes, Bares e Hotéis de Chapecó (Sirbasch) eConvention & Visitors Bureau. Em três anos foram 60 cursos e palestras voltados aos profissionais da área do turismo, com o objetivo de capacitar as pessoas que fazem o primeiro contato com os turistas e prestam serviço diretamente a eles.

Nesta semana mais um curso voltado aos garçons e profissionais que trabalham em restaurantes, bares e hotéis, marcou o fim do ciclo de capacitações do Projeto em 2018. Com cerca de 50 participantes, o tema abordado pelo sommelier Victor Ferreira foram os vinhos e harmonizações. De acordo com a turismóloga Daniele Jannuzzi, o objetivo do Projeto é levar ferramentas que melhorem o desempenho de cada um dos profissionais que atuam no turismo em Chapecó. “O Desbravando Nosso Potencial Turístico atua junto aos estabelecimentos do Município que atendem desde os turistas até a população local, levando desenvolvimento aos profissionais e também as empresas que passam a contar um profissional diferenciado. Por isso, nós buscamos sempre abordar os mais diversos temas que possam contribuir na formação desses profissionais, transformando a sua rotina, propondo mudanças e novas ideias de que maneira que eles se sintam valorizados”, explica Daniele.

Desde que foi criado o Projeto já qualificou 552 profissionais do trade turístico. Somente em 2018, quando foram realizados 7 cursos e 1 palestra, a Secretaria emitiu 307 certificados de participação. Desenvolvimento e novos conhecimentos, que de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, trazem mudanças significativas para a economia de Chapecó. “Nesses três anos do Projeto observamos que as qualificações geraram fortalecimento do setor, que sincronizado com outros setores da sociedade trouxeram impactos positivos na nossa economia. O número de visitantes e turistas que circulam pelo Município é grande devido justamente ao considerável número de eventos e feiras que são realizados. E quando ele é bem recebido por um profissional experiente, com informações e conhecimento, isso gera confiança e bem-estar, fortalecendo a nossa imagem e consequentemente a nossa economia”, explica Sander.

As capacitações são ministradas por professores do Instituto Federal de Santa Catarina, servidores da Administração Municipal e profissionais ligados à área. Os cursos deste ano estão encerrados, a expectativa é que para o próximo ano o Projeto seja retomado.