Carteiras de Artesãos serão entregues a profissionais chapecoenses

O sábado (20) será um dia especial para os artesãos de Chapecó. Eles irão participar de uma Palestra Motivacional e receber as Carteiras Municipais de Artesãos. Entre os benefícios do registro estão à possibilidade de participação em feiras, oficinas e cursos, além da segurança por estar em uma profissão reconhecida. A atividade acontecerá no Restaurante Popular Bandejão do Centro, às 10 horas, e deverá reunir mais de 100 profissionais.

A Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera comenta que a carteira é um reconhecimento e valorização à profissão de artesão. “Eles tem um talento muito grande e uma habilidade que poucos têm”, enfatizou Ulda. Ela fala sobre os avanços alcançados em Chapecó e que hoje muitos conseguem viver da renda do artesanato, destacando a importância da formalização dos profissionais para garantir os benefícios profissionais.

O Artesanato em Chapecó

Atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 385 artesãos: 186 artesãos individuais (sendo 65 novos e 121 recadastrados); 06 associações; 04 Grupos de Mulheres (172 artesãos vinculados nas Associações e Grupos de Mulheres); 27 artesãos indígenas (22 da Aldeia Condá e 05 da Aldeia Toldo Chimbangue). Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. O objetivo é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.

Criado em 2013, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município de Chapecó, para o desenvolvimento de produtos destinados ao mercado consumidor, como fonte de renda e visando a melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Os profissionais tem como espaço para comercialização de seus produtos o Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além desses espaços, são organizados feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.