Balcão de Empregos on-line facilita a busca por vagas no mercado de trabalho

Criado em 2007 o Balcão Municipal de Empregos é uma importante ferramenta de cidadania que facilita o acesso e a busca por uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, o espaço funciona como uma agência de empregos gratuita, que registra empresas e vagas abertas em diferentes áreas, cadastra e encaminha para entrevistas os profissionais que estão à procura de emprego. De 2007 a 2018 o Balcão encaminhou para o mercado mais de 76 mil pessoas. Apenas em 2018, aproximadamente 40 mil candidatos foram cadastrados e cerca de 2.300 empresas aderiram ao serviço.

Onze anos depois, acompanhando o avanço da tecnologia e buscando oferecer um serviço ainda mais ágil aos chapecoenses, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lançou oficialmente nesta sexta-feira (19) o hotsite do Balcão Municipal de Empregos, que pode ser acessado pelo endereço www.chapeco.sc.gov.br/balcaodeempregos. Na página, que pode ser acessada pelo computador ou smartphones, o usuário confere as vagas disponíveis, critérios de cadastro, documentos necessários e ainda tirar dúvidas. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, a novidade é uma forma de facilitar a vida do interessado na vaga e também da empresa. “O hotsite do Balcão surge como uma ferramenta de economicidade de tempo e agilidade na informação, inovando na prestação do serviço e acompanhando as mudanças na área da tecnologia. Agora o usuário poderá acompanhar as vagas, conferir se possuiu as aptidões necessárias para atender os requisitos da empresa e claro escolher a oportunidade mais viável e compatível com o seu perfil”, explica o Secretário.

Todo investimento feito no Balcão de Empregos é reflexo do quanto Chapecó se destaca por estar acima dos índices estadual e nacional na geração de vagas para o mercado e trabalho. Um exemplo disso foram os índices apresentados em abril deste ano quando o Município registrou um crescimento de 0,86% enquanto o Estado cresceu 0,27% e o Brasil 0,30%, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregos e Desempregos), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. E os bons números não param por ai. Pesquisa divulgada pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) que analisa os índices de desenvolvimento Municipal aponta que no quesito Emprego e Renda, Chapecó ampliou esse indicador em 3,20% passando de 0.7429 (2015) para 0.7667 (2016). De acordo com o Prefeito Luciano Buligon, as avaliações positivas só reforçam a vocação econômica e social do Município. “Os bons números não devem servir para acomodação, pois existem inúmeros desafios a ser enfrentados e vencidos, havendo espaço para mais crescimento e muito trabalho. E o trabalho feito pelo Balcão de Empregos é uma das maneiras que encontramos para exerce um papel muito importante no auxílio às pessoas que querem trabalhar. A partir do momento que o cidadão tem a chance de exercer uma função profissional aumenta a dignidade, qualidade de vida e o desenvolvimento econômico”, enfatiza.

Com a nova ferramenta o Balcão de Empregos passa a contribuir ainda mais no desenvolvimento da população, gerando oportunidades e interação. “O Balcão de Empregos tem um histórico muito importante no que diz respeito a contribuição na geração de emprego e renda. Além de ser um ponto de referência é um instrumento que o poder público municipal institui para oportunizar às pessoas que estão procurando uma vaga, um lugar para desenvolver suas aptidões e formação”, explica Sander.

Acesse: www.chapeco.sc.gov.br/balcaodeempregos