Background

Notícias

Campanha de Multivacinação em Chapecó

Compartilhar

Até o sábado (16) que foi dia D de Vacinação, 2.998 crianças compareceram aos Centros de Saúde, 1.033 crianças receberam vacina e 2.490 doses foram aplicadas. Além disso, 944 adolescentes compareceram aos Centros de Saúde, 423 adolescentes receberam vacina e 530 doses foram aplicadas. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente de 0 à 15 anos, segue até o dia 22 de setembro. É necessário comparecer aos Centros de Saúde da Família, que atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, com a Caderneta de Vacina e documento com foto.

Tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada. O objetivo é fazer um resgate dos não vacinados ou ainda completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes. Além disso, a intenção é oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização, melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, as vacinas que são aplicadas no primeiro ano de vida (pentavalente, rotavírus, meningococo C, Hepatite B, Pneumo 10, Poliomielite) estão com boas coberturas até 2016, acima de 95%. O que indica uma imunização efetiva da população-alvo contra todas essas doenças, desta forma é possível dizer que até 2016 a população menor de um ano está mais protegida, visto que é a mais suscetível a adquirir doenças infecto-contagiosas. A preocupação da equipe de saúde de Chapecó é de que as coberturas de algumas vacinas não estão atingindo níveis considerados seguros para a imunização em 2017, ficando abaixo de 95%. Essa situação requer maior atenção por parte das equipes de saúde da família, sensibilização dos envolvidos e ferramentas para chamar para vacinação. As menores coberturas vacinais estão entre os adolescentes para o HPV, a faixa etária que mais procura são meninas de 9 anos, a partir dessa idade as coberturas estão bem abaixo do esperado.