Lançada a Semana Nacional do Trânsito em Chapecó

A Administração Municipal por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade realizou a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito 2017 que contou com a participação das Escolas Municipais e de representantes das entidades e órgãos envolvidos. A solenidade foi realizada no Auditório da Prefeitura e teve a finalidade de divulgar a programação completa das atividades.

As ações previstas foram pensadas buscando a garantia da segurança no trânsito e conscientização. Durante as próximas semanas serão realizadas palestras em escolas, empresas e blitz educativas na área central da cidade. “A consciência precisa ser de todos, tanto pedestres quanto motoristas de que as infrações do trânsito, desde as mais simples até as maiores, trazem consequências. Se eu souber como agir, se estiver atento, conhecer as regras, muitos acidentes e infrações serão evitadas. São as pequenas atitudes que mudam o trânsito”, comentou a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe.

Durante o evento aconteceu a premiação do concurso de cartazes “A minha casa faz a diferença”, realizado durante as atividades do Maio Amarelo, com alunos da Rede Municipal de Ensino, com apoio da Secretaria de Educação. Ao todo nove instituições de ensino participaram enviando fotos dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Depois de uma votação que aconteceu na fanpage oficial da Prefeitura no Facebook, o aluno vencedor foi o Arthur Vortamnn Trombetta de 09 anos da 4ª série da Escola Básica Municipal Jacob Gisi. “Foi com a ajuda da minha mãe e dos amigos que eu criei este cartaz. Os carros, as ruas, os pedestres e os sinais de trânsito foram representados no cartaz e visa mostrar o papel de cada um para o trânsito ficar seguro”, explica o aluno.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Galera, o trabalho reforça a importância do trabalho conjunto entre escolas e comunidade. “As crianças se tornam a ferramenta principal deste trabalho de conscientização. Pois quando a criança conhece a regra, ela cobra dos pais e exige que eles façam o que a lei exige. Por isso o segredo, é educar as crianças para termos um trânsito melhor no futuro”, salientou a Secretária.

Programação

As ações previstas para a Semana foram pensadas buscando a garantia da segurança no trânsito, começaram ainda no sábado (16) com a última aula de capacitação da Guarda Municipal que agora está apta a atuar na fiscalização do trânsito, se tornando mais um importante aliado dos Agentes de Trânsito e Polícia Militar. Além disso, a programação prevê a distribuição de material informativo pelas vias da cidade; blitz educativas sobre o uso das faixas de segurança e rótulas, orientando pedestres e motoristas; palestras em escolas, empresas e entidades. No sábado, dia 23, acontecerá na Praça Coronel Bertaso a ação “Sou Legal no Trânsito”, uma parceria entre a ACIC e Jornal Diário do Iguaçu, com orientação aos motoristas sobre estacionamento e trânsito seguro.

A Semana Nacional do Trânsito está inserida nas atividades relacionadas ao Plano de Mobilidade Urbana e que vai trazer mudanças significativas para o trânsito da cidade. “O crescente número de veículos e pedestres nas ruas exige cuidado redobrado, tanto dos motoristas quanto dos pedestres para que o trânsito seja seguro. A Administração faz a sua parte trazendo inovações como é o caso do Binário que visa melhorar o trânsito”, reforçou o Vice-Prefeito Elio Cella.