Iniciam os preparativos para o Natal 2018

Os preparativos para o Natal em Chapecó já começaram. Desde a última semana iniciou na Praça Coronel Bertaso, no Centro, a montagem dos cenários que irão compor a decoração natalina neste ano, assim como a jardinagem do espaço. A instalação da iluminação ao longo da Avenida Getúlio Vargas também já está acontecendo. A abertura oficial do Natal da Família 2018 está marcada para dia 30/11 às 20h30.

Nesta edição a decoração traz como foco a reutilização. Cerca de 90% do material que compõe o cenário foi usado em anos anteriores. “A reutilização não significa que a decoração estará parecida com as outras edições do natal”, garante a coordenadora da decoração, Jane Bonfante. “Uma nova cara foi dada aos ítens e adereços que passaram por reforma, ganhando novas cores, formas e materiais. Estão repaginados”, conta.

Diferentes cenários integrarão a decoração na Praça, que traz interatividade entre si e com os visitantes. A iluminação fica por conta de 70 mil microlâmpadas de led. A novidade deste ano é que ao invés de adereços nos super postes ao longo da Avenida, desta vez dois mil cordões iluminarão as árvores ao longo da Getúlio Vargas. Diferente do ano anterior em que a decoração chegava até a Avenida 7 de Setembro, em 2018 segue da Rua Clevelândia até a Av. São Pedro, cerca de três quarteirões a mais de decoração e iluminação.

A Casa do Papai Noel, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), também estará presente este ano. Com horário de funcionamento das 18h às 22h. Nela, além de dar um abraço no bom velhinho é possível fazer uma boa ação: adotar uma cartinha e realizar o desejo de natal de crianças de regiões periféricas da cidade.

“Este ano queremos trazer uma conotação especial para o Natal que não esteja ligada somente ao consumismo, e a dar e receber presentes, mas também à espiritualidade, a convivência, ao perdão e a união das famílias e das comunidades. Além de momentos festivos, que marcam essa época, queremos estimular os bons sentimentos como a paz”, explica o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.

Programação

A programação traz muitas novidades para 2018. Ao invés de uma abertura na Praça Coronel Bertaso, a abertura oficial desta edição traz um conotação espiritual e enfatiza a união dos povos. Um cortejo de Natal inicia na Rua Marechal Deodoro, às 20h30 do dia 30/11 e segue pela Avenida Getúlio Vargas até a Praça Coronel Bertaso. Toda a comunidade está convidada a participar desse momento, vestindo branco e levando uma vela, como símbolos da paz e solidariedade.

No final da caminhada todas as pessoas irão participarão de um culto ecumênico que reunirá representantes de diferentes religiões para iniciar o “advento de natal” – uma preparação espiritual de todas as pessoas para a chegada das comemorações de final de ano. A festa religiosa abordará temas como a reflexão e a solidariedade, e enfatiza a importância da união, independente de suas crenças e diferenças. Além disso, apresentações artísticas da Escola de Artes marcam a noite.

Chegada do Papai Noel

Como em todos os anos o que não poderia faltar é a chegada do Papai Noel que está marcada para o sábado 01/12. A programação organizada em parceria entre a CDL e a Prefeitura de Chapecó, inicia com uma carreata com saída do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, às 14h30, em direção a Praça Coronel Bertaso, onde uma extensa e divertida programação espera as crianças.

Brinquedos infláveis, pintura facial, distribuição de algodão doce, pipoca e balões marcam as atividades que tem como intenção encher de boas lembranças esta data. A programação é para o público infantil, mas pode ser aproveitada em família.

Além disso, todas as noites na Praça, às 20h, entre os dias 01 e 20/12 haverá apresentações culturais de artistas locais.

Nos Bairros

Além do Centro a programação natalina também se estende a diferentes localidades. As apresentações artísticas têm como foco a descentralização e se aproximam cada vez mais da comunidade. Três concertos ao ar livre da Orquestra Sinfônica de Chapecó integram as atividades ao longo do mês de dezembro nos Bairros São Antônio, São Cristóvão, Engenho Braun e Efapi.

Outras informações na Secretaria de Cultura, Rua Assis Brasil, 20D, junto ao Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, ou pelo telefone 3319 1010.