Alunos de Chapecó praticam e aprendem sobre Esportes radicais

Cadernos e lápis ficaram de lado. Neste dia a aula teve tirolesa, rapel, escalada e slack line. O objetivo era o de proporcionar atividades em que os alunos se sintam desafiados e seguros para superar seus próprios limites, submetidos a sensações e emoções ocasionadas pela incerteza e pelos riscos calculados das atividades. Assim foi o projeto desenvolvido pela Escola Básica Municipal Realeza do Bairro Seminário, com a turma do maternal e alunos de 2 a 4 anos, na disciplina de Educação Física.

De acordo com o professor de Educação Física, Keith Yago da Silva Santos, o projeto proporcionou muitas aventuras no pátio da escola onde as crianças exploraram o movimento, equilíbrio e força, percebendo a dimensão do corpo, a fim de melhorar as expressões. “Fiz uma pesquisa antes para ver o que eles sabiam sobre essas atividades. A maioria não conhecia e se desafiaram a praticar, perderam o medo do novo e gostam muito”, comentou.

O aluno Kauian Scastizini, de 4 anos, gostou das brincadeiras. “Eu adorei brincar de tirolesa. Eu não tenho medo. Sou corajoso. Eu quero ir muitas vezes de novo”. A pequena Ariely Triches, de 3 anos também foi corajosa. “Eu gostei de ficar se equilibrando na fita. O professor me ajuda”.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, comentou que através das atividades de aventura as crianças vivenciam experiências, sensações e conhecimentos, atingindo objetivos sócio afetivos, motores e cognitivos. “Além de ser um meio privilegiado de ensino e aprendizagem, é prazeroso, significativo e motivante”, finalizou.