Violência contra mulher é debatida em Chapecó

A temática Violência contra a Mulher foi debatida em uma mesa redonda nesta quarta-feira (21) em Chapecó. A atividade foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social – SEASC, com a participação da Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, alunos do CEDUP e diversas entidades.

De acordo com a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, o debate é importante, pois atinge mulheres de todas as classes sociais, etnias e idades. Além disso, falar sobre o tema visa ampliar o conhecimento e evitar que os números aumentem. “Hoje Chapecó é o terceiro município em Santa Catarina em número de feminicídio. Nos encarramos essa temática e temos um olhar e um viés mais de promoção, por isso, as entidades envolvidas unidas, é fundamental”, esclareceu ela.

Ulda falou sobre as estratégias e serviços realizados pela SEASC formando uma rede de apoio as mulheres. Ela disse, que além da Delegacia da Mulher, programas como Guardião Maria da Penha e outros que existem em Chapecó, o Município conta ainda com políticas públicas oferecidos pela Prefeitura, como por exemplo, os 07 CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, 02 CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social e Sistema de Abrigamento, “São serviços e profissionais preparados para amparar, orientar e auxiliar as mulheres que sofrem violência, mas também que realizam trabalho preventivo, visando diminuir e preparar as mulheres para entender o que é violência, saber os caminhos e atuando no auxílio com as medidas protetivas”, esclareceu.

Campanha “Use Laranja”

Outra atividade acontecerá na sexta-feira (23) em Chapecó. As 14 horas, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade, realiza o lançamento da Campanha “Use Laranja” contra a violência da Mulher. A atividade acontecerá na Sala de Reuniões da Prefeitura e vai envolver os Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, Orientadoras do Estacionamento Rotativo, com apoio de uma Universidade. A intenção da campanha é criar uma rede de apoio e divulgação da temática.