Prefeitura e Caixa Econômica assinam convênio para projeto social no Expoente

Chapecó, 30/11/2018, sexta-feira - Um trabalho social no Loteamento Expoente (que possui 470 unidades, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida) será realizado através de parceria entre a Prefeitura de Chapecó e a Caixa Econômica Federal, com recursos de R$ 239.397,46 (duzentos e trinta e nove mil, trezentos e noventa e sete reais e quarenta e seis centavos) oriundos de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A assinatura do Convênio para Execução do Trabalho Social foi realizada nesta sexta-feira (30) e contou com a participação de moradores, representantes da Caixa e Prefeitura.

O trabalho social será desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Diretoria de Habitação, abrangendo ações socioeducativas:

• Assessoria a gestão condominial: visando a execução das ações informativas, educativas e participativas relativas a gestão condominial e a educação patrimonial, organização e consolidação dos condomínios, apoio administrativo, contábil e jurídico.
  • Desenvolvimento socioeconômico: por meio da oferta de cursos de qualificação, na área de alimentos e construção civil, visando a redução do desemprego e a melhoria da renda das famílias, mediante o encaminhamento aos locais de intermediação de mão de obra formal e também ao trabalho autônomo dos participantes.
  • Educação Ambiental e Patrimonial: dentre as ações previstas estão a realização de oficina de mini-hortas; a criação de espaço comunitário visando possibilitar o fortalecimento da comunidade, estimulando o “pertencimento” e o cuidado dos seus moradores com o local, a realização de mutirões de limpeza internos e externos aos condominios, plantio de árvores e flores, dentre outras, proporcionando a melhoria das relações sociais e o direito à convivência familiar e comunitária
  • Eixo Mobilização, Organização e Fortalecimento Social: abrange o fortalecimento da associação de moradores do bairro, por meio da construção de um salão comunitário, que possibilitará a realização de eventos, cursos, serviço de fortalecimento de vínculos, atividades de grupos de convivência, atividades esportivas, dentre outros.

Além deste trabalho social que será realizado, a Administração Municipal está construindo uma quadra no Loteamento Expoente. A quadra terá um custo de cerca de R$ 100 mil. O Município ainda vai investir na aquisição de material de construção, para que os moradores construam o Centro Comunitário, depois de receberem aulas de construção civil através do projeto que será realizado na comunidade.