Projeto Histórias e Sensações é realizado em escola de Chapecó

Chapecó, 30/11/2018, sexta-feira – Um projeto baseado nas curiosidades dos pequenos: porque falar alto ou baixo? porque alguns ouvem e outros não? porque uns gostam do amargo e outros do doce? Respondendo a essas curiosidades, o projeto “Entre Histórias e Sensações”, desenvolvido pela Professora Édina Carla Gressler que ministra aulas no Centro de Educação Infantil Municipal do Comércio em Chapecó.

Ela pensou em explicar para a turma do Maternal B, com crianças de 3 e 4 anos, mais sobre as sensações que o corpo possui. Partindo dos contos e fábulas, a sensibilidade e percepção do que nos rodeia percebendo os seus sentidos, através da prática e estímulos, as crianças compartilharam suas sensações descrevendo através de falas em brincadeiras. Com autonomia em explorar, experimentar, criar e refletir sobre a importância dos sentidos em nosso dia a dia.

A professora explicou que durante as práticas pedagógicas, foram utilizadas algumas técnicas de automassagem com óleo, brincadeiras de roda, produção de painéis sensoriais, utilizando materiais retirados da natureza e materiais trazidos pelos próprios alunos de casa, com o intuito de estimular os sentidos. “Uma das atividades foi um quebra-cabeça, no qual os alunos deveriam montar um boneco e representar os cinco órgãos do sentido usando pedras com desenhos de olhos, boca e nariz, orelhas em papel e para o tato, cada um carimbou usando sua própria mão previamente colorida com tinta, instigando desta forma a criatividade e as habilidades motora e cognitiva das crianças”, comentou.

Ela destaca ainda que a devolutiva do projeto fica evidente, pois as crianças trazem alternativas diferentes para serem exploradas, mostrando o que tem interesse e o que mais gostam, e principalmente aprimorando o seu desenvolvimento durantes as aulas em relação aos sentidos, compreendendo o que é, para que serve e o porquê de todos os questionamentos levantados em sala de aula antes de existir o projeto. “A melhora deles foi muito significativa, estou bem feliz com os resultados que estamos colhendo”, explicou.

A Secretária Municipal de Educação, Sandra Maria Galera destaca que é incrível ver o que o professor em sala de aula pode realizar com os alunos, desde as primeiras atividades até parte final. “Mostrar aos alunos o que são os sentidos, para que servem, o porquê de termos diferenças entre um indivíduo e outro, sanar as dúvidas que são levantadas em sala, isso é olhar em prol da educação, com engajamento, desenvolvendo o aluno de forma inovadora e com êxito”, finalizou.