Buligon é embaixador dos Princípios do Desporto no Serviço da Humanidade

Hoje, 21 de setembro, celebra-se o Dia Internacional da Paz. Para marcar a data em Chapecó, o Prefeito Luciano Buligon assinou o Decreto Nº 34.700, que determina a divulgação e difusão dos Princípios do “Desporto no Serviço da Humanidade”, instituídos pelo Papa Francisco, em 2016. A declaração dos Princípios foi lançada, no Vaticano, durante a 1ª Conferência Global sobre Fé através do Esporte. “A iniciativa para Chapecó ser uma Embaixadora dos Princípios do Desporto foi de Sua Santidade, o Papa Francisco, e essa será a nossa missão”, explicou o Prefeito.

Durante viagem institucional a Roma, em audiência com Administrador do Vaticano, Mons. Melchor Sánchez de Toca, o Prefeito Buligon recebeu oficialmente, a pedido do Papa, a missão de ser embaixador dos seis Princípios do Desporto. O convite lhe foi concedido após a visita oficial ao Papa, no dia 30 de agosto de 2017, com as seguintes palavras de Sua Santidade: “Peço-lhe que você viva seu esporte como um presente de Deus, uma oportunidade não só de realizar seus talentos, mas também como uma responsabilidade. [...] Podemos viver de uma forma que melhora não só nossas vidas, mas também as vidas daqueles que nos cercam”.

O Papa Francisco acredita que “O Desporto, na sua forma mais simples, é uma das mais extraordinárias atividades humanas”. Considerando que a implementação e difusão dos princípios do Desporto despertam nos chapecoenses a importância destes valores para uma sociedade melhor, o Município implantará ações de difusão dos seguintes princípios:

1º COMPAIXÃO: Use o poder do Esporte para ajudar os outros. Compartilhe os benefícios do esporte para capacitar aqueles que são pobres e desfavorecidos;

2º RESPEITO: Use o Esporte para Criar Confiança e Compreensão. Respeite seus oponentes. Através do esporte, entenda-os e sua cultura mais profundamente. Condenar a violência no esporte – dentro e fora do campo de jogo;

3º AMOR: O Esporte é para Todos. Faça tudo o que puder para ajudar todos a participar do esporte. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para que todos possam competir em condições iguais;

4º ILUMINAÇÃO: O Esporte tem o Poder de Transformar Vidas e Construir o Caráter. Aprenda graça na vitória e perspectiva na derrota. Aplique os valores que você aprende no esporte para ajudá-lo a se destacar na vida;

5º EQUILÍBRIO: O Esporte tem o Poder de nos ajudar a Aproveitar ao Máximo de Nós Mesmos. Então, jogue com o conhecimento de que pode revitalizá-lo fisicamente, mental, emocional e espiritualmente. Em todos os estágios da vida, divirta-se, pela saúde, pela amizade;

6º ALEGRIA: O Esporte, acima de tudo, é Prazeroso. Então, aproveite. E lembre-se, há mais no esporte do que ganhar, mas quando você competir, seja e faça o melhor que puder, sempre;

A partir deste Decreto, poderão as empresas, instituições e organizações da sociedade civil utilizarem e difundirem os Princípios descritos acima, como forma de fomentar ações e inspirar atividades que promovam a paz entre os chapecoenses. “Em 2017 tivemos a honra de comemorar grandes feitos em favor de um mundo mais pacífico. Chapecó já integra a Rede Mundial de Prefeitos pela Paz, a convite dos Prefeitos de Hiroshima e Nagasaki, e a partir de hoje é Embaixadora Oficial dos Princípios do Desporto, colocando o Esporte a serviço da Humanidade. Muito nos honra a oportunidade concedida pelo Papa Francisco de espalharmos por Chapecó e região valores que ajudarão a transformam a vida da nossa população”, finalizou Buligon.