Feira do Jovem Empreendedor: Potencial empreendedor de alunos de 12 escolas é destaque em Chapecó

Chapecó, 05/12/2018, quarta-feira - Doze escolas de Chapecó encerraram as atividades do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) de 2018 nesta quarta-feira (5) com a 1ª Feira do Jovem Empreendedor, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. As exposições realizadas pelos alunos com a supervisão dos professores surpreenderam pela organização, criatividade e comprometimento. A iniciativa, da Secretaria Municipal de Educação e Sebrae/SC, faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora.

O JEPP tem por objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo desde o início da vida escolar com práticas de aprendizagem que consideram a autonomia e favorecem o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. O projeto envolveu aproximadamente 1.200 alunos do 1º ao novo ano.

A secretária municipal de educação Sandra Galera destacou que o programa trouxe um novo olhar empreendedor para as salas de aula. “A movimentação nas escolas foi possível em função do envolvimento dos professores que se desafiaram e levaram aos alunos este projeto encantador. O resultado está aqui com belíssimos trabalhos e com o comprometimento de todos na busca pelo sucesso do evento”.

A professora da disciplina de Educação e Diversidade da EBM Vila Real, Simone Lazzarotto Alves, trabalhou o JEPP com os alunos do 8º e 9º ano. Ela conta que as duas turmas do 8º ano atuaram com o empreendedorismo social e cada uma focou em assuntos diferentes. Uma delas desenvolveu projeto sobre a questão ambiental com o tema Limpando o bairro. “Fizeram folders, distribuíram para a comunidade local e atingiram o objetivo de conscientizar sobre a importância de manter o ambiente limpo”.

A outra turma desenvolveu o projeto Mesa cheia que teve por objetivo ajudar famílias carentes da comunidade. “Mobilizaram as famílias para doação de 1 kg de alimentos, montaram kits e doaram a algumas famílias. Os alunos foram participativos, se envolveram e perceberam que é possível fazer mudanças, tanto que querem dar sequência à ação no ano que vem”, destaca Simone.

A 9ª série, segundo a professora, teve como base o livro Novas ideias, grandes negócios. “Trabalhamos o conceito de empreendedor, suas dificuldades e características e, com isso, os alunos desenvolveram projeto com foco para a gastronomia. O empreendimento, denominado Cantinho da Delícia, teve foco para a comercialização de salgadinhos, paçocas, maria-moles, entre outros produtos. Em três dias de vendas durante o recreio escolar, o lucro foi de 750 reais”, comentou Simone ao destacar o envolvimento e a dedicação dos alunos.

Jhenifer Pereira da Silva estuda no 9º ano da EBM Florestan Fernandes. Ela destaca que sua turma escolheu a gastronomia como modelo de negócio e desenvolveu o bolo de pote para comercializar na escola. “Foi uma experiência nova que nos ensinou a trabalhar em grupo – situação que antes não funcionava tão bem. Vamos levar esses aprendizados para a vida. Fizemos um produto de qualidade e tivemos boa margem de lucro quando apresentamos na escola, pois conseguimos comprar produtos bons com menor preço e comercializar com valor acessível”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realçou que o JEPP promove não somente a reflexão de pessoas para a mudança de alguns comportamentos, mas passa a fazer parte das disciplinas no momento de desenvolver as atividades propostas. “Essas atividades desenvolvidas em sala de aula são fundamentais no preparo para empreender. Saber o significado da palavra ‘empreender’ também define que comportamentos devemos desenvolver para ter sucesso. Parabenizamos a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, gestores das escolas, professores e a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso do programa no município e colocamos o sistema Sebrae à disposição para continuar essa jornada. Desejamos que o ganho real desse trabalho reflita de forma positiva na vida e no futuro profissional de todos”, finalizou.

Fonte: MB Comunicação