Radialista Casemiro Roberto é homenageado em Chapecó

Chapecó, 05/12/2018, quarta-feira – Dono de uma das vozes mais famosas do grande oeste catarinense, o radialista chapecoense Casemiro Serafim Roberto Vieira nos deixou em dezembro de 2017. Para homenagear esse Cidadão Chapecoense que muito contribuiu para o desenvolvimento de Chapecó com seu trabalho de Radialista, foi sancionada a Lei nº 7168, de 24 de agosto de 2018 – que denomina o Auditório da Prefeitura do Município de Chapecó como Auditório "CASEMIRO SERAFIM VIEIRA" (CASEMIRO ROBERTO).

Na quarta-feira (05), amigos, imprensa e familiares do Radialista Casemiro Roberto, estiveram reunidos no Auditório da Prefeitura de Chapecó, para um momento de homenagem e recordação deste radialista que com sua voz inconfundível e carinho com o público, atuou com dedicação e profissionalismo em inúmeros atos oficiais e na imprensa do Município. Participaram da homenagem o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, a vereadora que propôs a Lei, Astrit Maria Savaris Tozzo, José Francisco Bonher, acompanhado pela equipe da Rádio Chapecó, onde Casemiro atuou por muitos anos.

Saiba mais

Popularmente conhecido como Casemiro Roberto, era filho do pescador marítimo Adriano Serafim Vieira e Olga Salves Vieira, suas maiores referências. Ingressou no rádio em 1956 aos oito anos de idade. Ao sair de uma sessão de cinema foi conhecer a Rádio Cultura, em Joinville, então recém inaugurada, mas iniciou na Rádio Colon, onde teve sua primeira oportunidade. Se encantou com o ofício que foi sua profissão até o final de sua vida. Em sua carreira, atuou como operador de som até as narrativas de noticiários. Casemiro Roberto chegou em Chapecó em 1977, saiu em 1981, mas voltou pouco depois à Rádio Chapecó. Recebeu em 2006 o Microfone de Ouro da Acaert, como melhor noticiarista do ano que lhe valeu homenagem da Câmara de Vereadores.

Em 2007 recebeu a Comenda Cruz e Souza em indicação do deputado Gelson Merisio, na Assembleia Legislativa. Em 2008 foi condecorado o locutor mais lembrado do município. Em 2013 recebeu o título de Cidadão Honorário Chapecoense. Foi homenageado pelos 50 anos de carreira, pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI).