Projeto Criança Farroupilha se apresenta no Natal 2018 em Chapecó

Chapecó, 06/12/2018, quinta-feira – O tradicionalismo gaúcho também teve vez no Natal 2018 em Chapecó. Os participantes do Projeto Criança Farroupilha: Tradicionalismo Gaúcho Ampliando Saberes, desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou apresentações artísticas na quarta-feira (05). As crianças e adolescentes do projeto se apresentaram na Praça Coronel Bertaso, juntamente com os familiares, a Dança da Sarna e um grupo apresentou o Chote de Duas Damas e Chimarrita. Para encerrar, todos os participantes do Projeto Criança Farroupilha cantaram a música Aleluia na versão sertaneja do Cantor e Compositor Elton Saldanha.

O projeto é desenvolvido em parceria com os Centros de Tradição Gaúcha – CTGs. As atividades acontecem nas sedes dos CTGs, em Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil com crianças de 4 a 10 anos, que durante todo ano de 2018 realizaram diversas ações e atividades voltadas ao tradicionalismo gaúcho e à boa convivência, resgatando os bons costumes e ampliando a participação das famílias na vida escolar dos filhos. O projeto é coordenado por professores efetivos na rede e necessariamente engajados no Movimento Tradicionalista Gaúcho. O foco do projeto é integrar a criança e o jovem em um novo universo cultural com resgate a tradição gaúcha como: danças tradicionais gaúchas, arte declamatória, artesanato e atividades campeiras.

O Projeto:

Em 2017, frente ao compromisso estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC de formar cidadãos atuantes na nossa sociedade em que o desenvolvimento da criança seja integral.A Secretaria Municipal de educação inovou o formato da condução pedagógica do então Projeto Farroupilha, sendo agora coordenado por professores efetivos na rede e engajados no Movimento Tradicionalista Gaúcho. Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais com a finalidade de integrar a criança em um novo universo cultural com resgate a tradição gaúcha são: danças tradicionais gaúchas, arte declamatória, artesanato e atividades campeiras como o tiro de laço vaca parada, encilha, jogos tradicionalistas como Tejo e Tava.Oferecendo e proporcionando a participação das famílias em palestras, oficinas e eventos culturais do Projeto e também informar sobre os eventos promovidos pelos CTGs existentes no município.

De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, as atividades do projeto já tem mostrado muitos ganhos. “Especialmente pela participação das famílias durante as atividades é imprescindível e o projeto é um movimento regrado, que trabalha os princípios da igualdade e da solidariedade e isso tem refletido positivamente na Escola e no Ceim que frequentam regularmente, bem como na vida de cada um”, finalizou.