Background

Notícias

Transparência: Chapecó é a 1ª no Estado e a 19ª no Brasil

Compartilhar

Chapecó, 13/12/2018, quinta-feira – O Município de Chapecó é a mais transparente em Santa Catarina (9.56 pontos) e a 19ª no Brasil. A constatação é da Controladoria Geral da União (CGU) por meio da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° (EBT), inovação da tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pelo órgão. Nesta avaliação, realizada entre os dias 09 de julho e 14 de novembro deste ano, houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). A avaliação incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.

De acordo com a CGU, foram avaliados na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (IBGE/2017). Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a EBT 360° contemplou os municípios nos quais está concentrada a maioria da população brasileira.

Foram avaliados 27 estados e cerca de 700 municípios. A média nos estados alcançoi 7.94, nos municípios, 6.50, e nas capitais, 8.08. Em Santa Catarina, além de Chapecó, na primeira posição, seguem-se São Bento do Sul (9,37), Gaspar (9,26), Blumenau (9,2) e Lages (9,14).

Para o prefeito de Chapecó, o índice consolida o esforço da Administração Municipal no sentido de mostrar a todos as ações, os números, os projetos, “não apenas para fiscalizar, mas indicar nosso potencial a empreendedores e àqueles que queiram se instar aqui”.

Saiba mais:

>> Brasil Transparente

>> Resultado da avaliação - arquivo completo (.XLS)

Repercussão:

>> Chapecó está entre as 20 cidades mais transparentes do país

>> Chapecó lidera ranking de transparência entre municípios de SC