Propaz apresenta resultados na região Leste

Programa Interdisciplinar de Combate e Prevenção à Violência transforma vidas e gera oportunidades

Chapecó, 13 de dezembro de 2018 - quinta-feira - Os atores que integram o grupo gestor do Propaz se reuniram nesta manhã (13/12), no Auditório Casemiro Roberto, da Prefeitura de Chapecó, para apresentar um balanço dos últimos dois anos de trabalho. No período 2017/2018 as atividades estiveram concentradas na região Leste de Chapecó, que compreende os bairros São Pedro, Bom Pastor/Vila Betinho e Boa Vista. No total, foram 29 encontros mensais. Os principais desafios enfrentados foram: violência, problemas familiares, educação e estrutura social.

Após identificados os casos, foram formadas as equipes e trabalhada a qualificação de menores que vivem em condições difíceis e lugares violentos. “Temos objetivos claros: garantir que os adolescentes frequentem a escola, e no contra turno, recebam oportunidade para se desenvolverem profissionalmente. Assim trabalhamos a inclusão, reduzimos a desigualdade social e proporcionamos uma chance real de mudança de vida para esses jovens”, destacou o Juiz Federal que coordena o Programa, Narciso Leandro Xavier Baez.

Nessa última reunião do ano, estiveram presentes autoridades, empresários, imprensa local, representantes da região Leste, adolescentes em processo de ressocialização e inseridos em oportunidades de estágio. Foram apresentados números e ações macro, de segurança pública, de inserção social e no mercado de trabalho, além de investimentos em infraestrutura. “Com esse trabalho já conseguimos transformar a vida de cerca de 60 adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse número é muito significativo para a sustentabilidade e a autoestima dessa região”, comentou o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Com relação às indicações feitas à Prefeitura de Chapecó, ao longo das reuniões mensais, o Prefeito citou os seguintes avanços na região Leste:

• Construção de Pavilhão da Infraestrutura para abrigar as Máquinas da Oficina e tornar realidade a Praça da Família. Investimento: R$ 1.445.001,15. Percentual da obra concluído: 13,2%;
  • Ações na Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola: instalação de cerca eletrônica, de câmera de monitoramento 24 horas e de portão com imã na Educação Infantil; fechamento de uma das paredes do ginásio; reforma dos portões e vigia na entrada principal;
  • Atuação direta das equipes da Secretaria de Assistência Social junto às famílias;
  • Convênio firmado entre Administração Municipal e a AngelLira para inclusão de dois Menores Aprendizes na Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade (Sedemob). Outros sete adolescentes estão atuando na empresa;
  • Oportunidade de Estágio para 40 adolescentes. Atualmente, 09 estão atuando na Sedemob; 24 na educação (Secretarias das Escolas) e 07 desistiram. A meta para 2019 é incluir 100 adolescentes da região leste em estágios ou convênio do Programa Menor Aprendiz;
  • Projeto Atleta do Futuro: possibilitou que 432 crianças e adolescentes, na faixa etária dos 05 aos 17 anos tivessem a oportunidade de receber formação plena como cidadão/atleta. Números de 2018:

Verde Vida

Taekwondo

CAIC

CRASS

CAIC (rendimento)

EJA

Judô

EBM Leonel Brizola (CAIC)

Ginástica Rítmica

Escola Futebol Avançada

Futebol

• Programa Arte Cidadã:
  • - No Verde Vida, 20 adolescentes participam de aulas de Jazz e outros 10 de violino;
  • - No CRAS do São Pedro, 15 crianças e adolescentes são atendidos em aulas de violino e também de Jazz;
  • - Na Sede da Igreja Presbiteriana, 10 adolescentes estão em aulas de violão e outros 05 adultos na percussão;
  • Pavimentação Asfáltica, drenagem pluvial e sinalização viária em ruas do Loteamento Vila Betinho/Bairro Bom Pastor. Trechos contemplados nas seguintes ruas: Uruguai, Lauro Muller, São Malaquias, Tiago, Rua 01, Rua “A” trecho I, Rua “A” trecho II, Rua “B” trecho I, Rua “B” trecho II e Rua Luiz Angelo Aiolfi. No total, são 1.076,91 metros de extensão. Investimento: R$ 1.180.252,37.
  • Regularização Fundiária: escrituras da Vila Betinho em fase final de entrega;
  • Construção de Barracão para Triagem de Lixo no bairro Bom Pastor/Vila Betinho. Investimento: R$ 219.261,35. Percentual da obra concluído: 37,55%;
  • Ampliação e Melhorias na Iluminação Pública (incluindo os arredores da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola);
  • Manutenção e conservação da limpeza no rio Passo dos Índios, riacho que corta a região Leste;
  • Melhorias na tubulação com a instalação de 500 tubos;
  • Projeto de Drenagem para contenção de águas pluviais. Repasse: R$ 146.950,00. Emenda Deputada Federal, Angela Albino.

O que é o Propaz?

O PROPAZ nasceu em Chapecó para integrar os atores públicos no trabalho de enfrentamento aos atos de violência. É uma ação integrada e inovadora para cuidar do adolescente infrator. O Programa articula, fomenta e alinha políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, visando à garantia dos direitos, o combate e a prevenção da violência e a disseminação da cultura da paz. Os mais diversos setores da sociedade, governamentais e não governamentais, são parceiros no trabalho. “O Propaz é verdadeiramente um controle social. A Prefeitura participa de forma efetiva com suas Secretarias, e conta com o envolvimento direto das comunidades e das entidades que contribuem com a sistematização dos problemas e das soluções”, complementou o Prefeito.

O trabalho integra o Ministério Público, o Poder Judiciário, o CIEE, a Prefeitura de Chapecó, a Justiça Federal de Santa Catarina, o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública e as Polícias Militar e Civil, com apoio de entidades classistas.

A primeira região da cidade contemplada por esse trabalho interdisciplinar foi a Sul, no Quedas do Palmital. Após a região Leste, o Propaz segue para a grande Efapi. O Calendário de Reuniões de 2019 já foi divulgado. O primeiro encontro está agendado para 22 de fevereiro.