Férias II - Intoxicações trazem grandes riscos à saúde das crianças

Chapecó, 15/01/2019, terça-feira – Seguindo a série sobre os cuidados com as crianças nas férias, vamos abordar a temática intoxicações. Em 2018, em Chapecó, foram atendidos e notificados 216 casos de intoxicação exógena (quando a substância intoxicante está no ambiente e pode contaminar por meio da ingestão, contato com a pele ou inalação pelo ar). Dos 216, 82 foram notificações de intoxicação em crianças, principalmente causadas por medicamentos e cosméticos. Não houve registro de óbitos por essas causas.

As intoxicações exógenas compõem a lista de doenças e agravos de notificação compulsória devendo a suspeita de exposição ou efeito nocivo à saúde ser comunicado obrigatoriamente à autoridade de saúde, realizando a notificação do caso pelos profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados.

A Vigilância Epidemiológica estende o conceito de intoxicação exógena ao informar que ela se caracteriza como caso suspeito todo aquele indivíduo que, tendo sido exposto à substâncias químicas (agrotóxicos, medicamentos, produtos de uso doméstico, cosméticos e higiene pessoal, produtos químicos de uso industrial, drogas, plantas e alimentos e bebidas), apresente sinais e sintomas clínicos de intoxicação e/ou alterações laboratoriais provavelmente ou possivelmente compatíveis.

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) apontam que a ocorrência de intoxicações envolvendo crianças compreende o grupo de maior risco, principalmente na faixa etária de zero a 14 anos.

É preciso orientar a comunidade quanto às medidas preventivas de acidentes envolvendo crianças:

• Não utilizar medicamentos sem prescrição médica, principalmente em crianças, lactentes, gestantes e idosos;
  • Medicamentos com data de validade vencida, venenos potenciais e produtos de limpeza que não serão mais utilizados, devem ser descartados adequadamente nos pontos de coleta;
  • Sempre ler os rótulos, bulas e seguir corretamente as instruções ao ministrar medicamentos às crianças;
  • Nunca se refira a um medicamento como “doce”. Isso pode levar a criança a pensar que o remédio não é perigoso ou que é agradável de comer. Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas;
  • Guardar todos os produtos de higiene, limpeza, venenos e medicamentos em lugar alto e fora do alcance das crianças;
  • Manter os produtos tóxicos em suas embalagens originais para não confundir e quando estiver em uso manter supervisão constante na criança;
  • Quando adquirir um brinquedo ou qualquer outro produto para a criança, certifique-se que ele é atóxico, ou seja, que não contenha componentes tóxicos;
  • Mantenha os números dos telefones de emergência (SAMU: 192; Corpo de Bombeiros: 193) próximos aos aparelhos de telefone de sua casa.

Serviço

Em caso de acidentes procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa. Em Chapecó são 26 Centros de Saúde da Família que atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, um PA – Pronto Atendimento no bairro e Efapi, além dos hospitais da Criança, Regional e particulares.

Fique atento as nossas reportagens. Na matéria de amanhã, vamos falar sobre os acidentes com animais peçonhentos.