Chuva prejudica estradas do interior e compromete serviços de melhorias

Chapecó, 06 de fevereiro de 2019 - quarta-feira – O excesso de chuva tem sido o maior desafio das equipes de máquinas neste início de ano. A chuvarada da tarde desta terça-feira (05/02) prejudicou vários acessos de comunidades no interior de Chapecó. No dia de hoje (06/02), o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani percorreu os trechos mais deteriorados para reorganizar o cronograma de recuperação das estradas, assim que o tempo permitir. “O mês de janeiro já foi atípico em função da quantidade de chuva. Com o temporal de ontem a situação ficou ainda mais difícil e sabemos que não teremos tempo hábil para recuperar todos os trechos até o início do ano letivo, na próxima quarta-feira”, adiantou o Secretário.

Hoje pela manhã, as máquinas estiveram nos pontos mais críticos para retirar o excesso de barro e impedir que as comunidades chegassem a ficar sem acesso. Os locais mais prejudicados pelo excesso de chuva da tarde de ontem foram:

• Região do Alto da Serra, nos seguintes trechos: do Alto da Serra à Linha Battistello; Pedro e Paulo; Bela Vista da Taquara; Camboim e Linha Sperotto;
  • Estrada do Rodeio Bonito, em direção à Xaxim.

Conforme relato dos moradores das comunidades visitadas, houve precipitação de cerca de 85 milímetros, em pouco mais de uma hora. Além do prejuízo nas estradas, observou-se bueiros obstruídos, erosão proveniente das lavouras, açudes danificados e também perda significativa de silagem.

Na Estação Agrometeorológica da Epagri de Chapecó foram registrados no dia de ontem 34,9 milímetros. No mês de janeiro choveu 283,6 milímetros, sendo que a média histórica prevista para o período é de 182,4 mm.

O Município possuiu 1.246 quilômetros de estradas rurais. Conforme relatório da equipe de máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema), em janeiro foi possível colocar as máquinas no trecho e trabalhar na manutenção dos acessos em apenas 12 dias, em função das condições climáticas. Choveu em 22 dias, comprometendo o trabalho. “Esses são atrapalhos alheios à vontade do Governo que impedem a imediata recuperação das nossas estradas. É mais um desafio que vamos encarar com a compreensão e o apoio da população”, complementou o Prefeito, Luciano Buligon.

Mas, mesmo em condições climáticas desfavoráveis, as atividades de melhorias e recuperação das estradas foram iniciadas e concluídas nas seguintes localidades no mês de janeiro:

• Serra da Tafona;
  • Vila Real até o Rodeio Bonito;
  • Rodeio Bonito, passando pela Tafona, até a Linha São Pedro A;
  • Trecho da Linha São Francisco;
  • Trecho da Serrinha até São José do Capinzal;
  • BR 480 até a Trilha do Pitoco;
  • BR 480 passando pela Linha Cachoeira, Refúgio, Barra do Carneiro até a Linha Vailon;
  • Cachoeira até a Linha Quadros;
  • Linha Battistello até o acesso à Linha Cascavel;
  • Serrinha até o Incubatório da Aurora.

Plano de Ação

Com o quadro completo de funcionários, após período de férias, a partir desta quarta-feira (06-02) o Município ampliará as equipes para o trabalho de recuperação das estradas rurais. No total serão cinco equipes de homens e máquinas, incluindo patrola, rolo compressor e outros maquinários. O horário de trabalho dos servidores será estendido em quatro horas diárias, totalizando 10 horas de trabalho, inclusive aos sábados.

Os trechos mais prejudicados pela chuva desta semana, principalmente na região do Alto da Serra, receberão os reparos com maior urgência e com reforço de maquinário. “Espera-se a compreensão dos agricultores para que façam as roçadas em suas propriedades às margens das estradas, já que tem sido uma das causas da água represada em alguns trechos. Em muitos locais, encontramos dificuldades, aliadas ao tempo gasto, para realizar o trabalho de recuperação por causa da fala de manutenção nas propriedades. Estamos certos de poder contar com os produtores neste sentido”, afirmou o Secretário Crestani.