Diretoria Geral dos Idosos presta contas das atividades

Chapecó, 12/02/2019, terça-feira – A Diretoria Geral dos Idosos de Chapecó reuniu representantes dos 71 Grupos de Idosos de Chapecó para prestação de contas das atividades. Participaram da reunião de trabalho integrantes da Diretoria Geral dos Idosos, membros dos grupos de idosos de Chapecó, Secretária de Assistência Social Ulda Baldissera, Vice-prefeito Elio Cella e o prefeito Luciano Buligon.

Para o Prefeito Luciano Buligon, Chapecó é referência no atendimento aos idosos. Ele falou que o ano de 2018 foi desafiador, as alterações de legislação impuseram mudanças para que o Poder Público pudesse continuar atendendo e auxiliando os grupos de idosos do Município. “Estamos trabalhando para auxiliar os grupos na sua organização e formalização, para que eles consigam buscar recursos e manter as suas atividades”, comentou.

O prefeito destacou ainda os serviços oferecidos em Chapecó direcionado aos idosos, como o Fundo Municipal do Idoso, a Cidade do Idoso, a Universidade da Melhor Idade e o Projeto Superidade de Chapecó.

Fundo Municipal do Idoso

O Fundo Municipal do Idoso (FMI) tem por finalidade apoiar financeiramente os programas, projetos, serviços e as ações das entidades e instituições juridicamente organizadas e inscritas no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso; assim como o estudo, a pesquisa e garantia dos direitos prescritos na legislação própria. Fica criado o Fundo Municipal do Idoso como unidade orçamentária, vinculado, administrado e gerido pela SEASC, e sob orientação e controle do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

Constituem recursos do Fundo Municipal do Idoso (FMI), a dotação consignada anualmente no orçamento do Município e verbas adicionais que a Lei estabelecer no decurso de cada exercício, além de doações, auxílios, contribuições, subvenções, transferências e legados de entidades nacionais e internacionais, governamentais e não - governamentais. Segundo a Secretária de Assistência Social, Ulda Baldissera, o Fundo agiliza e facilita a canalização legal de recursos federais, estaduais, além de doações da comunidade, para aplicação em programas voltados ao atendimento do idoso. “Também é importante destacar que o Fundo Municipal do Idoso é mais uma opção que as pessoas físicas e jurídicas do Município têm para fazer contribuições sociais com possibilidade de dedução do imposto de renda”, completou a Secretária.O Prefeito Luciano Buligon destacou que “o novo Fundo chega para fortalecer os programas, serviços e ações de atenção e valorização do idoso em Chapecó, como a Cidade do Idoso, o Projeto SuperIdade e a UMIC, além dos 71 Grupos espalhados pelos bairros”.

Cidade do Idoso: há 10 anos transformando a vida de milhares de pessoas

A Cidade do idoso, instalada no Parque Tancredo de Almeida Neves, no bairro Efapi, é um espaço pensado para atender os chapecoenses com mais de 60 anos. O programa visa proporcionar qualidade de vida, bem estar e atendimento especializado àqueles que muito já contribuíram com o desenvolvimento de Chapecó. Atualmente, mais de 1.800 idosos estão cadastrados para participar da Cidade do Idoso, mantida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

No espaço, os usuários têm acesso à oficina de informática, sala de cine vídeo, grupo de dança, ginástica, musculação, pilates, grupo vocal, caminhada orientada, hidroginástica, Hora Cultural, Shows de Talentos, Campeonatos, Palestras Educativas, jogos de mesa (canastra, dominó, sinuca, três sete) e bocha. Eles podem participar, ainda, de curso de alfabetização e recebem atendimento na área da saúde. Além disso, está instalada na Cidade do Idoso a Cozinha Comunitária. O espaço fornece gratuitamente aos idosos cerca de 250 refeições por dia. O horário de atendimento é das 08 às 12 e das 13 às 17 horas.

UMIC: oportunidade de ensino e conhecimento

A Universidade da Melhor Idade iniciou suas atividades em 2011 e é um projeto desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a Unoesc Chapecó. Em 2018, a UMIC está em sua 5ª turma de Extensão e 4ª turma de Especialização. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 13h45 às 17 horas, com atividades teóricas e práticas, buscando a valorização dos idosos perante a família e a sociedade. Entre as disciplinas oferecidas estão: Planejamento Financeiro e Pessoal; Relacionamento familiar e gerações; Saúde e qualidade de vida; Fotografia; Seminário I; Informática I, atividades físicas, dança, Educação Ambiental, Jogos de Tabuleiro e Iniciação ao Teatro.

A UMIC tem o propósito de oferecer ensino e conhecimento às pessoas com mais de 60 anos que residam em Chapecó. Desde o inicio, já passaram pela UMIC mais de 350 estudantes, oportunizando a realização de sonhos, conquista de novos amigos e conhecimentos fundamentais para melhorar a qualidade de vida.

Projeto Superidade Chapecó: oportunidade de manter-se em movimento

O Projeto Superidade é realizado pela Prefeitura de Chapecó e oferece, desde 2005, atividades como ginástica, bocha e esportes adaptados para idosos. O objetivo é promover a prática de atividades físicas e estimular uma melhor qualidade de vida. Os professores realizam com os grupos atividades de ginástica, recreação, alongamento, dança, jogos adaptados e brincadeiras. Para participar dos Projetos os idosos podem procurar a Secretaria de Assistência Social e fazer um cadastro – Rua Índio Condá, 411E, bairro Centro. Telefone: 3319-1200.