Competições de rendimento colocam Chapecó na 2ª etapa microrregional

Chapecó, 14/02/2019, quinta-feira – Chapecó está no grupo da 2ª Etapa Microrregional, junto com os municípios de São Lourenço D’Oeste, Campo Erê, São Bernardino, Coronel Martins, Galvão; Jupiá e Novo Horizonte, Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Palmitos, Águas de Chapecó, Caibí, Cunha Porã, Cunhataí, Mondai, Riqueza e São Carlos, Quilombo, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Santiago do Sul e União do Oeste.

A situação decorre de mudanças nas competições de rendimento promovidas e executadas pela Fesporte – Fundação Catarinense de Esporte, em parceria com os municípios, voltam a contar com o novo modelo de disputas classificatórias (Microrregionais e regionais). Na nova formatação, os critérios classificatórios das modalidades coletivas dos Jogos Abertos (Jasc), Joguinhos Abertos e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) terão as disputas em etapas microrregionais e regionais até o ingresso na Fase Estadual.

As modalidades coletivas que classificaram até a terceira colocação na edição anterior do evento – JASC, JOGUINHOS E OLESC – estão automaticamente classificadas para a edição do ano. Já as demais terão que ir buscar classificação nos microrregionais e regionais. Chapecó não foi muito bem na OLESC (10ª) e por isso terá muitos confrontos pela frente se quiser chegar a fase estadual.

As mudanças

A mudança permitirá disputas em 12 etapas microrregionais com participação de todos os municípios catarinenses. Ao final da competição, classificam-se para a etapa regional o primeiro, segundo e terceiro colocados de cada microrregional; mais uma vaga para cada duas etapas microrregionais com maior número de participantes e a cidade-sede, totalizando 12 municípios por modalidade.

Na etapa regional, com a participação de 48 municípios, vão se classificar para o estadual o primeiro, segundo e terceiro colocados que, juntos ao primeiro, segundo e terceiro colocados do ano anterior e a cidade-sede, vão totalizar 16 equipes ou municípios de cada modalidade (coletivas). A exceção fica por conta das modalidades individuais: vão direto para a etapa estadual sem a necessidade de passagem pelos micros e regionais.

Número de jogos

Conforme levantamento preliminar da área técnica da Fesporte, o total de jogos nas modalidades coletivas, excetuando-se a bocha e os bolões durante a disputa dos microrregionais, poderão chegar a 3.168. O cálculo é baseado na disputa das modalidades de quadra (basquete, handebol, futsal e voleibol) nos dois naipes. Por modalidade serão 264 jogos que, multiplicados pelos 12 microrregionais, alcançar-se-á a soma de 3.168 confrontos. Não estão incluídos no balanço geral as disputas do bolão 16 e 23 e a bocha que, pelo grande número de praticantes, estão sujeitos a classificatórias.

O cálculo também considera a participação do futebol que está presente no regulamento geral apenas nos micros dos Jogos Abertos (feminino) e dos Joguinhos (masculino e feminino). A previsão é de que as competições de rendimento, em suas etapas micro, regional e estadual reúnam aproximadamente, entre atletas, dirigentes, técnicos e equipes de apoio em todas as modalidades, cerca de 120 mil participantes.