Sala de Recursos da EBM Florestan Fernandes recebe melhorias

Chapecó, 27/02/2019, quarta-feira – Foi reinaugurada e nomeada, nesta quarta-feira (27), a Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Básica Municipal Florestan Fernandes: Sala de Recurso Angela Maria Tessari Farias Cavalli, em consideração ao brilhante trabalho realizado pela profissional que atuou nesta escola, atendendo a vontade da professora in memoriam.

Para que isso fosse possível a família contribuiu significativamente com recursos próprios, reformou a sala e realizou uma generosa doação de mobiliários, cortinas, tapetes e materiais didáticos e pedagógicos, tornando um ambiente mais agradável e acessível para o desenvolvimento das atividades. “Este foi um momento de grande emoção para todos e tenho a certeza que o legado que a professora Angela deixou vem contribuir com trabalho desenvolvido nas salas de recursos multifuncionais”, comentou a Secretária de Educação Municipal Sandra Maria Galera.

Na EBM Florestam Fernandes a sala de recursos multifuncionais foi implantada em 2008. Atualmente são atendidos 12 alunos, desses 4 alunos oriundos dos CEIM – Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Pelizza e do CEIM Aquarela. Os demais alunos frequentam o ensino fundamental na escola.

Salas de Recursos

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas Escolas Básicas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipais, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Essas salas são organizadas com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos da Educação Especial, em turno contrário escolar. São atendidos, nas Salas de Recursos Multifuncionais, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto N°6.571/2008: Alunos com Deficiência; Alunos com transtornos globais do desenvolvimento; Alunos com altas habilidades/superdotação.

O Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar e/ou suplementar à formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para a sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Atualmente o Município de Chapecó possui aproximadamente 600 alunos da Educação Especial e destes são atendidos 283 alunos em 41 Salas de Recursos de acordo com a sua área de abrangência.