Escolas realizam Festa de Carnaval

Chapecó, 01/03/2019, sexta-feira – No Carnaval a alegria pede passagem! “Ó abre alas, que eu quero passar...” (Chiquinha Gonzaga). É neste ritmo festivo que as escolas de Chapecó comemoram o Carnaval. O objetivo era retomar os significados da festa popular brasileira, ressaltando a importância dos momentos de alegria.

No Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela do bairro Passo dos Fortes, ocorreu uma programação especial cujo objetivo foi comemorar e resgatar a cultura carnavalesca de forma lúdica e prazerosa. A festa aconteceu na sexta-feira (01) e foi regada de alegria e diversão. As crianças foram recebidas pelos professores caracterizados com fantasias e adereços, puderam dançar e brincar ao som de músicas carnavalescas adaptadas para cada faixa etária. Também brincaram com colegas de diferentes idades e turmas, tornando esse momento importante para a integração das crianças neste início do ano letivo.

Além disso, muitas Escolas e CEIMs da Rede Municipal de Ensino optaram por realizar atividades com esta temática, propondo às crianças vivências de situações lúdicas, momentos diferentes e descontraídos com brincadeiras, músicas e danças. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, brincar o carnaval é um momento rico tanto para as crianças quanto para as professoras, uma vez que nos momentos de alegria e diversão podemos nos aproximar do outro e conhecê-lo melhor. “Essa festa pode promover a aproximação das professoras entre si e com as crianças, ou seja, toda a equipe escolar pode entrar na brincadeira”, comentou.

O Carnaval

A origem do carnaval é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C., era uma festa em que as pessoas se reuniam com a intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a agradecimento ao ciclo da vida. O carnaval faz parte da cultura e por isso é comemorado em todo o mundo. Essa festa popularnos dá possibilidade de dialogar sobre as diferentes manifestações culturais dos diversos estados do Brasil, por isso é uma festa tão rica e interessante de ser explorada na escola.

Para a Gestora Ceim Aquarela, Guilhane Teresinha Melo o Carnaval é uma festividade que contribui na formação da cultura brasileira e é um importante símbolo da identidade nacional, nesse sentido optou-se por trabalhar o tema com as crianças. “Também, consideramos a folia importante para o processo de adaptação, já que estamos aproximando as crianças do ambiente escolar, do contato com as outras crianças e com os profissionais do Ceim”, destacou.

A aluna Maitê Vitória de Carvalho, de 4 anos gostou da festa. “Eu sei dançar muito bem e estou muito feliz hoje, está sendo um dia muito divertido!”, comentou. Já Willian James da Silva, de 5 anos ficou feliz na festa. “Adoro festa e adorei minha fantasia, estou estou vestido de caveira”. A Giorgia Coradi, de 4 anos, adorou o carnaval. “Primeira vez que vou numa festa de carnaval, estou adorando!”, finalizou.