Pré-conferências de Saúde mobilizam comunidades

Chapecó, 12/03/2019, terça-feira – A primeira Pré-conferência Municipal de Saúde de Chapecó aconteceu na segunda-feira (11) no Salão Comunitário do bairro Cristo Rei e reuniu os usuários do Centros de Saúde da Família Belvedere, Sede Figueira, Colônia Cella, Eldorado, Cristo Rei, Norte, Bela Vista e Vila Real. A reunião teve a participação de 65 pessoas, com a eleição de 11 delegados titulares e 4 suplentes para participar da IX Conferência Municipal de Saúde que acontecerá nos dias 05 e 06 de abril de 2019, no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, Sala Eli Camargo, 2º Andar.

A IX Conferência Municipal de Saúde será realizada em duas etapas: as Pré-Conferências e a Conferência Municipal de Saúde. A Etapa de Pré-Conferências serão realizadas pela Secretaria de Saúde de Chapecó, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, entidades ou instituições que desejarem apresentar propostas e eleger delegados para a IX Conferência Municipal de Saúde.

As próximas pré-conferências acontecerão entre os dias 11 e 19 de março aberta para participação da comunidade. Nesta terça-feira (12), as 18h30 a pré-conferência será no Salão Comunitário do bairro Vista Alegre e reunirá os usuários do Centros de Saúde da Família Leste, São Pedro, Santa Maria e Chico Mendes. No dia 15 (sexta-feira), as 14 horas a pré-conferência será no Salão Comunitário da Igreja Católica de Marechal Bormann e reunirá os usuários do Centros de Saúde da Família Marechal Bormann, Linha Cachoeira, Goio-ên. No dia 18 (segunda-feira), as 18h30 a pré-conferência será no Salão Comunitário do bairro Universitário e reunirá os usuários do Centros de Saúde da Família Sul, Quedas do Palmital, Seminário, Santo Antônio. No dia 19 (terça-feira), as 18h30 a pré-conferência será na Igreja Quadrangular ao lado do Centro de Saúde da Família São Cristóvão e reunirá usuários do Centro de Saúde da Família São Cristóvão, Saic, Jardim América. No dia 20 (quarta-feira), as 18h30 horas a pré-conferência será no Salão Comunitário do bairro Colatto e reunirá os usuários do Centros de Saúde da Família Efapi, Jardim do Lago, Alto da Serra e Alta Floresta.

Saiba mais

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A realização da conferência se faz ainda mais necessária como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia. A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.