Prefeito Buligon cumpre agenda em Brasília

Em pauta, a busca de recursos para obras de mobilidade urbana e possibilidade de novas emendas parlamentares.

O Prefeito Luciano Buligon participou de quatro audiências administrativas nesta semana em Brasília, focadas na busca de recursos para obras de infraestrutura em Chapecó. Na sede da Caixa Econômica Federal, foi recebido pela Assessora de Relacionamento Institucional, Talita Barbosa Cabral. Em pauta, a linha de financiamento que prevê R$ 28 milhões para investimentos em obras de mobilidade urbana, mais especificamente, para a execução do projeto Binário e dos novos Terminais Urbanos. A técnica da Caixa reafirmou a existência da linha de crédito, mas informou que o orçamento do ano ainda não foi aberto em função da transição de Governo. O Município segue aguardando a liberação dos recursos.

Buligon também cumpriu agenda no Ministério da Economia e esteve em audiência com a Secretária Especial Adjunta da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Yana Dumaresq. Em discussão, o projeto que prevê a pavimentação do trecho que liga a SC 283 a BR 282, compreendendo 11 kms. A Secretária Especial ficou de formalizar ao Município a atualização do projeto de Chapecó que tramita na União.

Em Brasília, Buligon também esteve com o Deputado Federal, Celso Maldaner, com quem tratou da possibilidade de novas emendas parlamentares para o Município de Chapecó. O Prefeito foi recebido, ainda, pelo Senador da República, Esperidião Amin e abordou os pleitos de Chapecó junto ao Governo Federal.

Atualização projeto Binário / Plano de Mobilidade Urbana

Duas audiências públicas já foram realizadas para apresentar a proposta à população, baseada no que o Plano de Mobilidade Urbana, realizado pelo LabTrans/UFSC, apontou. O projeto executivo do binário está sendo finalizado por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana também acompanha de perto o assunto.

O documento vai prever as mudanças necessárias em cada rua, cruzamento ou canteiro e quanto cada etapa irá custar. Neste primeiro momento, não haverá alteração na Av. Getúlio Vargas, somente no quadrante binário (Nereu Ramos, Fernando Machado, Lauro Muller e São Pedro). Após a liberação dos recursos pela Caixa, a etapa seguinte será a da licitação.

O Prefeito Luciano Buligon pretende entregar à população uma cidade moderna, com mais mobilidade urbana. “Na prática, o binário dará fluidez e mobilidade ao trânsito na região central de Chapecó. Será um anel formado por trechos das ruas Nereu Ramos, Lauro Muller, Fernando Machado e São Pedro, todas em mão única”, afirmou Buligon.

A Nereu Ramos terá circulação sentido norte/sul e a Fernando Machado sul/norte. Isso facilitará também a vida de quem utiliza o transporte coletivo. Quando o usuário desembarcar, já estará na quadra em direção da Av. Getúlio Vargas, para onde conflui o fluxo de usuários, conforme levantamento do LabTrans/UFSC, responsável pelos estudos do Plano de Mobilidade.