Programa Lixo Zero Chapecó capacita Gestores da Educação

Chapecó, 18/03/2019 – segunda-feira. Aconteceu na manhã de hoje (18-03), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a formação e capacitação para gestores das Escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino do “Programa de Conscientização da Responsabilidade Ambiental LIXO ZERO - PCRA”. As palestrantes Luiza Denardin Poletto e Júlia Vanin de Morais do Instituto Lixo Zero Brasil fizeram uma explanação sobre o Programa Lixo Zero Chapecó. Na área da educação, o trabalho será executado, a partir da Instituição Chapecó Criança - Cidadania em Ação.

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O objetivo é provocar uma mudança cultural, de atitudes e hábitos, com relação aos cuidados com o lixo. “Temos que despertar a importância do conceito Lixo Zero nos cidadãos, isso é responsabilidade de todos nós! Cidade limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja!”, destacou Júlia Vanin de Morais.

Na ocasião estavam presentes alguns parceiros tais como: Fundação Aury Bodanese; TOS - T.O.SObras e Serviços Ambientais Ltda e Empresa Tucano. Após a palestra aconteceu os relatos de experiências de algumas Instituições Educativas tais como: Ceim Pequeno Príncipe, EBM Água Amarela, EBM Demetrio Baldissarelli, EPC Cyro Sosnosky, EBM Sereno Soprana e EBM André Marafon. “Devemos sempre incentivar a reciclagem, mas também precisamos entender que ela, sozinha, não resolverá os problemas da sociedade e os impactos gerados sobre o meio ambiente. Portanto, reduzir o consumo, optar por materiais mais duráveis e reaproveitar ao máximo um determinado produto antes de descartá-lo são medidas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e também a conservação da natureza, enfatizou a Secretária de Educação, Sandra Galera.

Lixo Zero

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O Lixo Zero é uma meta:

• Ética: de responsabilidade das pessoas;
  • Visionária: visão sobre o futuro.

·Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;

·Eficiente: separação correta;

A ideia é esclarecer o que é o lixo e orientar as pessoas a mudarem seus modos de vida e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A metodologia será implementada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Para iniciar o trabalho, dois Decretos foram instituídos:

• Decreto nº 36.637
  • Decreto nº 36.638

Criou o Programa Lixo Zero, com base em três legislações vigentes: a Política Nacional de Saneamento, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMRS).

- Contribuir para minimizar a geração de resíduos, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final dos resíduos no Município;

- Auxiliar na promoção de uma efetiva separação e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos, garantindo a viabilização pela economia circular, a preservação ambiental e a redução do volume dos resíduos enviados à destinação final;

São metas do Programa Chapecó Lixo Zero:

Fixa a Meta do Poder Executivo Municipal dentro do Programa Lixo Zero. A meta da Administração se constituirá em alcançar o desvio de 70% dos resíduos secos, por si produzidos, enviados ao aterro sanitário, até o ano de 2020.

Panorama do Lixo em Chapecó

Hoje existem 14 Associações de Catadores de Materiais Recicláveis no Município. 350 famílias vivem do trabalho de triagem e destinação dos materiais recicláveis. Todos os dias 144 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos são coletados em Chapecó e apenas 17 toneladas são recicláveis. 48% dos resíduos descartados nos contêineres laranja, que deveriam ser secos, estão contaminados, e viram rejeitos.

Em resumo, apenas 6% dos resíduos coletados todos os dias em Chapecó são reaproveitados pelos catadores. 94% vão para o aterro. O Município gasta cerca de 20 milhões de reais por ano para coletar e dar destinação aos resíduos. “Juntos vamos trabalhar para mudar essa realidade. As pessoas precisam entender que lixo é dinheiro. Se todo o volume de rejeito recolhido em Chapecó, que hoje vai para o aterro, fosse reutilizado, o Município teria uma economia de aproximadamente R$ 13 milhões por ano”, explicou o Prefeito Luciano Buligon.