Background

Notícias

Forúm Municipal de Cultura elegerá representantes para o Conselho Estadual

Compartilhar

Chapecó, 19/03/2019 – terça-feira – Acontecerá neste sábado, 23 de março, às 9 horas no Auditório da Prefeitura de Chapecó, o Fórum Eletivo do Conselho Estadual de Cultura. O encontro elegerá 10 membros titulares e 10 suplentes para integrar o Conselho Estadual de Cultura. A intenção é estimular que artistas e produtores culturais tomem assento nas 10 áreas do CEC: Arquivos, Bibliotecas e Museus, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular e Diversidade, Dança, Letras, Teatro, Música, Patrimônio Cultural Imaterial e Patrimônio Cultural Material.

A eleição passará por três etapas, a Municipal, realizada em cada Município de Santa Catarina, a Regional que escolherá 20 representantes para cada região do Estado, e a etapa Estadual onde sairá dois representantes de cada região. O encontro deste sábado é o primeiro passo para que o Conselho Estadual (CEC) possua representantes de todas as regiões do Estado, eleitos em processo democrático.

Será aceita a participação de qualquer cidadão, maior de 18 anos, com cadastro na Plataforma Mapa Cultural SC (https://goo.gl/omBv1d ), residente em Santa Catarina há pelo menos 2 anos, não sendo detentor de cargo comissionado na Administração Pública Federal, Estadual, Distrital ou Municipal. A inscrição também pode ser realizada antecipadamente pelo seguintes link da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL)https://goo.gl/BzvvMX ou ainda no dia do evento. Toda a organização, coordenação e encaminhamentos dos resultados acontece pelos membros do Conselho Municipal de Cultura de Chapecó.

O que é o Conselho Estadual de Cultura?

Criado em 1961 o CEC atua com caráter consultivo e deliberativo, tem por objetivo discutir, deliberar e propor ao Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado de Santa Catarina, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais. É um incentivador de debates e da participação civil e de gestores públicos de cultura, nas discussões e construção das Políticas Públicas, fortalecendo a representatividades nos Municípios.

Outras informações na Secretaria de Cultura de Chapecó, Rua Assis Brasil, 20D, em anexo ao Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, ou pelo telefone 3319 1010.