Professores de Chapecó recebem formação sobre o Projeto da Escola da Inteligência

Chapecó, 19/03/2019, terça-feira – Os professores regentes de pré ao 5º ano, Língua Portuguesa e Equipe da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação participaram nesta terça-feira (19) de uma formação para sobre a Escola da Inteligência (EI) que aconteceu no auditório da Uniasselvi. Essa formação dará suporte ao professor para desenvolver seu trabalho na escola, aprimorando seus conhecimentos sobre os materiais multimídias, os livros diagramados com histórias e ilustrações, e também possibilita que o professor crie atividades e aulas interativas para os alunos. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e a Secretária de Educação, Sandra Maria Galera participaram da formação e destacaram a importância deste projeto, através do resultado que ele pode atingir.

O Projeto Escola da Inteligência é realizado nas Escolas Básicas Municipais André Marafon; Victor Meirelles; Padre José Anchieta e Severiano Rolin de Moura e na Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola. O Município de Chapecó aderiu ao projeto no ano passado e as aulas são desenvolvidas, uma vez por semana, dentro da matriz curricular. Busca promover o desenvolvimento das dez competências socioemocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro do contexto escolar, a partir da educação socioemocional. Os recursos didáticos utilizados apresentam temas que provocam o diálogo, pensamento crítico e estimulam o estudante a identificar as suas inteligências/habilidades necessárias para se tornar um agente transformador. “A educação socioemocional auxilia os alunos a reconhecerem as suas próprias emoções e cria um ambiente fértil para desenvolver a empatia, autoconhecimento, responsabilidade e autonomia”, destaca a Secretária de Educação Sandra Maria Galera.

Sobre a Escola da Inteligência

A Escola da Inteligência foi idealizada pelo médico psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Cury para implementar nas instituições de ensino uma cultura para o desenvolvimento da inteligência. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, tese de doutorado de Augusto Cury, a Escola da Inteligência tem como metodologia a educação socioemocional nas instituições de ensino, gerando pensadores críticos, criativos e emocionalmente saudáveis.

O método envolve alunos, familiares e professores, sendo o maior e mais completo material mundial de desenvolvimento das habilidades socioemocionais.Desta forma, ampliam competências necessárias para a sociedade atual, os alunos aprendem a administrar a mente, a lidar com as emoções, a resiliência e o aumento do respeito e da tolerância, entre outras atitudes e habilidades fundamentais. Ainda têm seu desempenho escolar e aprendizado potencializado. A EI inova e ensina habilidades que têm se mostrado tão importante quanto às habilidades cognitivas, as habilidades socioemocionais.

A educação socioemocional permite transformar o potencial do aluno em competências e, de maneira alguma, a escola deixa de lado as competências cognitivas. Pensar em educação socioemocional nos leva a refletir sobre o conhecimento, aprendizagem e, sobretudo no papel da escola. Ao promover essa educação, o professor atribui ainda mais sentido as aulas. Alunos que têm as competências socioemocionais desenvolvidas apresentam maior facilidade de aprender os conteúdos escolares.

Estudantes apresentam melhoria no aproveitamento escolar, a redução da indisciplina e do bullying, desenvolvimento de relações mais saudáveis, o aumento da participação da família e a formação integral dos estudantes. A Escola da Inteligência instiga habilidades capazes de contribuir para a formação de jovens e crianças mais ativos e críticos.

Priscila Medeiros é professora formadora da EI, e para ela o objetivo do projeto é que os alunos aprendam de forma geral a lidar com suas emoções. “A capacitação é uma oportunidade para dar continuidade no processo de formação para os professores a fim trazer novas ferramentas para subsidiar o trabalho que eles já desenvolvem com os alunos”, comentou. Rosangela Aparecida de Lima, professora do 2º ano da EPC Leonel de Moura Brizola a formação é importante e dá segurança na realização do trabalho na escola. “A formação de hoje com certeza vai me ajudar muito no trabalho com as crianças, se eu puder ajudar um pouco eles a lidar com as emoções será muito positivo”, esclareceu.

Diana Chiodelli, coordenadora da EBM André Marafon, diz que já é possível perceber nos alunos os resultados do projeto. “Implementando o projeto Escola da Inteligência na escola percebemos um novo olhar dos alunos e dos professores na resolução dos conflitos, isso fez toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem”, esclareceu. Já Fernanda Arcari, coordenadora da EBM André Marafon, o projeto auxiliou toda a comunidade escolar. “Com o desenvolvimento desse Projeto as famílias estão cada vez mais presentes na escola”, finalizou.