ONB Digital conquista mais um Prêmio como Projeto Inovador de SC

Essa é a segunda premiação que o Programa recebe durante o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Chapecó, 22/03/2019

O Ouvindo Nosso Bairro Digital,ferramenta desenvolvida para aproximar o cidadão e o poder público, foi reconhecido nesta sexta-feira (22), como Projeto Inovador de Santa Catarina. A premiação aconteceu durante o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) no Sul do Estado. Além de Chapecó, outras três cidades também receberam a premiação. O evento é promovido pela Rede Cidade Digital, iniciativa em parceira com Prefeituras e Associações de Municípios. Além deste, na quinta-feira (21), o Prefeito Luciano Buligon recebeu o título de Prefeito Inovador do Estado pela iniciativa do ONB Digital e Aprova Digital.

Desde o início do funcionamento em outubro de 2018, o ONB Digital já recebeu 5.624 solicitações de obras e serviços. Dessas, 4.805 foram atendidas, o que representa um percentual de resolutividade de 85%. O restante, 819 pedidos, está em andamento. A principal demanda solicitada é iluminação pública, seguida de coleta de galhos e concerto de buracos nas vias. Os moradores que mais utilizam são dos seguintes bairros: Efapi, Centro, Presidente Médici e São Cristóvão. Para o Prefeito Luciano Buligon, a premiação reconhece a iniciativa como uma ferramenta construída a muitas mãos e que torna o cidadão como um importante e fundamental colaborador do processo de desenvolvimento do Município. “Essa premiação reconhece a essência do Programa que é a aproximação entre o chapecoense e a Administração Municipal. Agora na sua versão digital, o ONB se torna uma ferramenta ainda mais moderna de gestão e de transparência, seguindo nosso compromisso de diminuir as distâncias entre os cidadãos e a Prefeitura. Estamos felizes por este reconhecimento, por ser uma iniciativa inédita no nosso Estado e que ela possa inspirar outros Municípios”, reforça Buligon.

Histórico do Programa “Ouvindo Nosso Bairro”

Entre 2016 e 2017 o Programa Ouvindo Nosso Bairro foi presencial. O Prefeito, acompanhado pela equipe de Governo, percorreu todas as regiões da cidade e interior. Foram 82 reuniões, 6.800 participações e 1.492 demandas recebidas. A principal finalidade do ONB é oportunizar e incentivar a comunidade a indicar as necessidades e prioridades que vão formar o Orçamento Público Municipal.

Além da premiação desta sexta-feira, com a idealização do Programa Ouvindo Nosso Bairro, a Prefeitura de Chapecó foi uma das cinco grandes finalistas do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) em 2016. Com abrangência estadual, o Prêmio tem como finalidade identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública, que consolidem avanços na realização do interesse público, realizados em Santa Catarina.

Como usar o ONB Digital

Para utilizar a ferramenta do ONB Digital basta o cidadão acessar via aplicativo ou pela web. Ele precisa inscrever-se com um endereço de e-mail e uma senha de escolha pessoal. Em quatro ou cinco telas autoexplicativas, o cidadão chapecoense pode pedir um serviço, fazer uma solicitação, encaminhar uma sugestão.

Na web:

Itunes