Background

Notícias

Mutirão de Saúde da Mulher fez 3.204 atendimentos

Compartilhar

Chapecó, 25/03/2019, segunda-feira – No sábado (23) aconteceu o mutirão de saúde da mulher nas 26 unidades básicas de saúde, das 07h30 às 11h30 e das 13hàs 17h. O objetivo era aumentar o acesso das mulheres aos exames de prevenção: preventivos, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, mamografias, avaliações odontológicas, auriculoterapia e orientações.

A atividade foi organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de esclarecer não só às mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mamas, mamografia e preventivo contra o câncer de colo de útero.

Durante esse dia foram coletados 845 exames preventivos, realizados 1580 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, efetuadas 370 avaliações odontológicas e 409 exames de mamografia foram solicitados. A estratégia de atender em horário alternativo, visa atender especialmente as mulheres que trabalham durante a semana e não conseguem realizar os exames nos horários de atendimento dos centros de saúde dos bairros. O foco principal é atingir principalmente as mulheres entre 20 e 59 anos, faixa etária onde a incidência do Câncer Uterino é mais acentuada. As unidades irão realizar busca ativa de mulheres que nunca realizaram o exame, ou ainda aquelas que há muito tempo não realizam o exame.

Saiba Mais

O exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero também conhecido como Papanicolau, tem grande importância para o diagnóstico precoce do Câncer Uterino. Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA 2018) na região Sul do país o Câncer de Mamas é a maior causa de morte entre mulheres e o Câncer de Colo de Útero é a 4ª causa que mais mata mulheres. No ano de 2018, foram coletados 12.660 exames de Papanicolau nas unidades de saúde do município, porém esse número deveria ser muito maior. A baixa procura pelo exame preocupa a Secretaria de Saúde, pois durante todo o ano as unidades de saúde realizam o procedimento, não somente em dias de campanhas. Além disso é importante a realização do exame, pois diversas escolas solicitam a comprovação do exame para a efetivação das matrícula das crianças, tanto públicas quanto privadas.