Educação Infantil de Chapecó adequa currículo a BNCC

Chapecó, 25/03/2019, segunda-feira – Na sexta-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), o primeiro momento de estudo para Adequação do Currículo da Educação Infantil, com a participação da educadora e estudiosa da Educação Infantil, Regina Shudo. O tema abordado pela palestrante foi: “A implementação da BNCC - Base Curricular Comum Curricular e a regularização curricular da Educação Infantil”.

Participaram desta formação diversos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Durante a manhã, o estudo foi com as equipes pedagógicas da SEDUC, já no período vespertino, foi com o grupo de trabalho que conta com representatividade dos segmentos de professores, gestores, coordenadores da Educação Infantil e articuladores da SEDUC.

O objetivo da formação foi iniciar à reorganização do currículo da Educação Infantil adequando a BNCC, que possibilitará a ação/reflexão/ação sobre os aspectos envolvidos na organização curricular, tais como: habilidades e competências; conteúdos; processos didáticos metodológicos e entre outros. Adequar o currículo à proposta da BNCC é importante, pois “a criança com um desenvolvimento integral e saudável nos primeiros anos de vida tem maior facilidade de se adaptar ao ambiente e de adquirir novos conhecimentos, o que contribui para obter um bom desempenho ao longo da trajetória escolar” enfatiza a educadora Regina Shudo.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, essa reorganização do currículo é de grande importância para subsidiar a prática pedagógica do professor na Educação Infantil conforme as diretrizes propostas pela BNCC. “Durante o ano letivo o grupo de trabalho terá diversos encontros para pensar e reorganizar o currículo municipal da Educação Infantil de acordo com a BNCC”, comentou.

A Educação Infantil e a BNCC

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.

Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), em seu Artigo 9º, são eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação infantil as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. São os direitos de aprendizagem: Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar, Conhecer-se.

Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.

Fontes:

Marla Ivana Schardong - Gerente Educação Infantil

BRASIL, Base Curricular Comum Curricular: Educação é a base.