Background

Notícias

Centro Especializado trata 13 pacientes com Tuberculose

Compartilhar

Chapecó, 25/03/2019, segunda-feira – No domingo (24) foi o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Organizado todos os anos pela OMS – Organização Mundial da Saúde tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. A intenção é evitar que a falta de informação sobre a doença leve a um diagnóstico tardio, aumentando o risco de óbito.

Conforme dados fornecidos pelo CETHH – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais, no município de Chapecó, atualmente estão em tratamento 13 pacientes. No Municipio, o tratamento é compulsório, ou seja, obrigatório. Existe uma recomendação do MP – Ministério Público, se caso algum paciente não queira realizar o tratamento ou não conclua o tratamento, o serviço de saúde pode fazer isso de maneira compulsória. Em 2018, foram atendidos em Chapecó 35 pacientes com tuberculose, e as pessoas que tiveram contato com eles também receberam acompanhamento. Foram registrados, 38 casos em 2017, 21 em 2016 e 28 em 2015.

De acordo com o enfermeiro e coordenadora CETHH – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais, Rodrigo Momoli, apesar de a Tuberculose ser uma doença antiga, ainda está presente na atualidade. A melhor forma de reduzir a transmissão é identificar precocemente casos suspeitos e encaminhar os pacientes aos Centros de Saúde da Família, onde estão cadastrados, para realizar os exames e encaminhamentos necessários. Existem populações que são mais vulneráveis à Tuberculose, entre elas, as pessoas que vivem com HIV/AIDS, moradores de rua, população privada de liberdade e povos indígenas.

Segundo Rodrigo, a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que causa lesões principalmente nos pulmões. Sua transmissão ocorre por via respiratória, passando de uma pessoa para outra, por meio do contato com a saliva, pelas gotículas da tosse ou do espirro da pessoa contaminada. Os principais sintomas são fadiga, febre, suor noturno, perda de peso e tosse crônica (por mais de 15 dias) com catarro ou sangue. A doença pode ser transmitida por meio do contato com a saliva da pessoa infectada, pelas gotículas da tosse ou do espirro.

O CETHH – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais, funciona na Rua Heriberto Hulsen, 84 D, no bairro Passo dos Fortes, anexa ao Centro de Saúde da Família Norte, de segunda à sexta-feira. No espaço, os pacientes recebem atendimento e acompanhamento específico para a doença. O tratamento da tuberculose consiste em uma combinação de medicamentos, disponíveis pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e que pode curar praticamente todos os casos. Este tratamento dura cerca de seis meses. Já no primeiro mês ocorre melhora dos sintomas, mas é imprescindível não interromper o tratamento. A adesão do paciente ao tratamento é fundamental para não haver abandono e se alcançar a cura.