Background

Notícias

Meio Ambiente e Cidadania são temas de atividades na EBM André Marafon

Compartilhar

Chapecó, 28/03/2019, quinta-feira – Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos sobre o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atividades para a preservação com o desenvolvimento sustentável. Este foi o projeto desenvolvido pela Escola Básica Municipal André Marafon do bairro Esplanada em Chapecó, desenvolvido com as turmas do 3º e 5º ano nas disciplinas de português, ciências, geografia e história.

O objetivo era despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com gerações futuras, sensibilizando as crianças de maneira lúdica, para que percebam que tudo muda para melhor através de suas próprias ações. Além disso, também conscientizar sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio. O projeto iniciou com a contação da história: “Cuidando da natureza” e conversas dirigida a respeito do tema”. Depois as professoras apresentaram o tema para os alunos dando ênfase aos cuidados com o meio em que vivemos, reciclagem e sua importância. Depois de pesquisas, produziram um texto e iniciaram aos trabalhos manuais com a confecção do “Sujis Mundo” com material reciclável. Para concluir o projeto foi realizado na escola uma exposição dos trabalhos criados pelos alunos, para a visitação de todos da escola.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, desenvolver ações de conscientização é fundamental para que as pessoas entendam a relação com o mundo em que vivem, com respeito. “O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente”, comentou.

A professora Renata Pisatto destacou que o projeto atingiu os objetivos propostos, proporcionando conhecimento e conscientização dos alunos acerca do tema meio ambiente e cidadania. Ela comenta que durante o desenvolvimento do projeto, foram abordados o tema reciclagem, separação do lixo, focado na construção de atitudes para preservação e o desenvolvimento sustentável. “Foi maravilhoso despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com gerações futuras. Além de conseguir sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através das suas próprias ações e fazer com que as crianças e famílias, se conscientizem para importância do meio ambiente”, finalizou.