Programa SOS Bezerros entrega terneiro 1000 em Chapecó

Programa evita o abate precoce dos bovinos, melhora a renda no campo e exalta a solidariedade entre os produtores.

O bezerro de número mil do Programa SOS Bezerros da Prefeitura de Chapecó foi entregue na manhã desta quinta-feira (04/04), na propriedade do seu Alcir e da dona Lenita Zanetti, na linha Faxinal dos Rosas. O Programa existe desde 2014, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema), e objetiva o aproveitamento dos bovinos recém-nascidos, tornando-os reprodutores ou destinados ao consumo de carne. “Antigamente esses animais eram descartados, pois não representavam renda, apenas um alto custo para a propriedade, tornando inviável a criação. Por isso, nós idealizamos o Programa, a fim de evitar o abate e beneficiar os agricultores interessados em obter uma renda a mais com os recém-nascidos”, contou o Secretário, Valdir Crestani.

Existem hoje 35 doadores cadastrados no Programa SOS Bezerros e 112 receptores. O bezerro chega na propriedade para doação com a documentação de controle sanitário expedida pela Cidasc. Só neste ano, a família Zanetti recebeu 10 bezerros, seis machos e quatro fêmeas. O terneiro 1000 foi pra eles que chegou. “Esse programa é muito bom né, porque é uma renda a mais que a gente tem dentro da nossa família. Nós já abrigamos 10 bezerros aqui, tamo cuidando com todo o carinho, estão todos brincados, e ele vem legalmente do Programa, vem com brinco lá da Cidasc”, comentou seu Alcir Zanetti.

O bezerro mil que chegou pra família Zanetti, saiu com oito dias da vida da propriedade do seu Flávio Guilherme, da linha Pedro e Paulo. Flávio explicou que não é viável para ele criar os 16 animais que nascem por ano na propriedade. Ele fica com quatro bezerros, o restante doa com muita satisfação. “Não é viável pra nós, mas pra alguém lá na frente vai ser útil, vai ser rentável, por isso a felicidade, a gente fica contente e realizado e torce pra que esse programa continue. Lá na frente a gente sabe que tem alguém feliz também que vai receber um bichinho de estimação pra propriedade, que certamente vai cuidar com carinho e vai preservar esta vida por mais algum tempo”, complementou Flávio.

O Prefeito, Luciano Buligon acompanhou a entrega do bezerro 1000 nesta manhã e destacou que o Programa só é tão bem aceito em Chapecó porque os agricultores tratam com amor os animais e acreditam nesse trabalho, que é inovador. “O SOS Bezerros é uma solução de meio ambiente, mas acima de tudo, uma solução de vida, de carinho e amor aos animais. Com alegria entregamos hoje o terneiro de número 1000. São projetos como este que nos motivam para dar continuidade em Chapecó a uma política que acima de tudo é humanizada”, destacou o Prefeito Luciano Buligon.

Os interessados em doar ou receber os animais devem procurar a Sedema, que fica no Mercado Público Regional, para fazer o cadastro.