Background

Notícias

Lixo Zero Chapecó atualiza ações e forma Grupo de Trabalho

Compartilhar

A coordenação do Programa Lixo Zero Chapecó reuniu hoje (08-04), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a sociedade civil organizada, ambientalistas, catadores de materiais recicláveis, representantes de entidades, empresas, universidades e instituições, para a primeira reunião de formação do Grupo Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos de Chapecó (GIRS). O encontro iniciou com uma atualização do trabalho desde o lançamento do Programa, em 12 de fevereiro deste ano, uma espécie de prestação de contas das ações do Município, orientadas pela metodologia do Instituto Lixo Zero Brasil.

Foi apresentada a forma de geração e gerenciamento dos resíduos sólidos de Chapecó, como funciona a coleta automatizada na região central e áreas próximas, e a coleta porta-a-porta nos bairros mais distantes. Hoje são coletadas em Chapecó 144 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos que são enviados para o aterro sanitário, em Saudades-SC, de propriedade da empresa terceirizada. 17 toneladas são resíduos recicláveis e vão para as 14 Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Chapecó.

Entre as dificuldades encontradas no processo, o maior desafio em Chapecó ainda é a falta de separação dos resíduos orgânicos e recicláveis em casa, no trabalho, na escola, na universidade, na empresa. Do volume total recolhido em Chapecó, apenas 6% são recicláveis. Em 2018, o valor gasto com a coleta e destinação final dos resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos foi de R$ 20 milhões na cidade. “Do material que chega às Associações, 40% estão contaminados e vão para incineração. Além desses resíduos não serem aproveitados e transformados, encarecem muito o serviço de coleta, em função do transporte. Juntos vamos trabalhar para mudar essa realidade. As pessoas precisam entender que lixo é dinheiro”, explicou o Prefeito Luciano Buligon.

Um dos objetivos do Programa Lixo Zero é diminuir o volume de rejeitos e aproveitar o orgânico em compostagens. Entre as ações planejadas do Programa em Chapecó estão:

  • Treinamento com Secretários Municipais ( etapa realizada);
  • Elaboração do Cenário (realizada);
  • Elaboração da Meta Chapecó Lixo Zero (realizada);
  • Planejar capacitação de educação ambiental para professores da Rede Pública no âmbito municipal (realizada);
  • Desenvolver Programa Escola Lixo Zero (em andamento);
  • Desenvolver Programa Composta Chapecó (em andamento);
  • Lançar Programa Bairro Lixo Zero (para acontecer);
  • Instituir a Semana Lixo Zero (para acontecer);
  • Instituir Campanha de Reuso (para acontecer);
  • Relatório Final.

São metas do Programa Chapecó Lixo Zero (estabelecidas no Decreto nº 36.637):

- Desviar 70% dos resíduos recicláveis secos do aterro sanitário até 2030;

- Induzir a compostagem da parcela orgânica dos resíduos sólidos urbanos;

- Promover a educação ambiental continuada;

- Promover a inclusão social dos catadores e outros grupos sociais envolvidos com o tema.

Prefeitura faz o dever de casa

O objetivo, também estabelecido em Decreto nº 36.638, é desviar 70% dos resíduos recicláveis secos do aterro sanitário até 2020. O início do movimento na Prefeitura começou pelo Gabinete do Prefeito. Todas as lixeiras foram entregues e retiradas. Cada setor que funciona junto à Sede passou a organizar os seus residuários, a fim de diminuir os resíduos, evitar os rejeitos e encaminhar de forma correta os orgânicos para compostagem. A equipe da coordenação do Programa capacitou os fiscais Lixo Zero de todas as Secretarias e vem realizando visitas in loco para acompanhar de perto as ações na prática.

O que é ser Lixo Zero?

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O objetivo é provocar uma mudança cultural, de atitudes e hábitos, com relação aos cuidados com o lixo. “Temos que despertar a importância do conceito Lixo Zero nos cidadãos, isso é responsabilidade de todos nós! Cidade limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja!”, destacou a engenheira sanitarista do Instituto Lixo Zero Brasil, Luíza Denardin Poletto.

O Lixo Zero é uma meta:

- Ética: de responsabilidade das pessoas;

- Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;

- Eficiente: separação correta;

- Visionária: visão sobre o futuro.

A ideia é esclarecer o que é o lixo e orientar as pessoas a mudarem seus modos de vida e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. Hoje, no Brasil, não há nenhuma cidade Lixo Zero. Na Itália, existem 270 Municípios que já alcançaram o conceito.

O que é o GIRS e como funciona?

O GIRS (Grupo Interinstitucional para Gestão dos Recursos Sólidos) foi instituído como governança do Programa Chapecó Lixo Zero por meio do Decreto Nº 36.637, de 12 de fevereiro de 2019. É uma espécie de Fórum Permanente de debates, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos do município de Chapecó, focados no Programa Chapecó Lixo Zero.

O GIRS é caracterizado como um grupo autônomo, aberto, de caráter consultivo, formado por representantes da sociedade civil, da iniciativa privada, do poder público e por pessoas físicas em torno de objetivos comuns relacionados à implementação do Programa.

São objetivos do GIRS:

a) Ser um fórum permanente de discussões e proposições para o Programa Chapecó Lixo Zero;

b) Auxiliar o poder público no processo de tomada de decisão na execução da política pública municipal de saneamento, especificamente na temática dos Resíduos Sólidos Urbanos;

c) Acompanhar a execução e propor inovações nas políticas públicas dos Resíduos Sólidos Urbanos do município;

d) Realizar, facultativamente, projetos ou ações de educação ambiental no tema Resíduos Sólidos Urbanos.

Metodologia de trabalho:

1º) Diagnóstico, O QUE TEMOS?;

2º) Cenários–tecnologias existentes, boas práticas, etc, O QUE QUEREMOS?;

3º) Proposição para Chapecó, O QUE PODEMOS TER?.

As reuniões serão mensais e o próximo encontro está marcado para o dia 06 de maio.

Chapecó, 08/04/2019 – segunda-feira