Background

Notícias

CEREST Regional e seu trabalho são debatidos durante a Sempat

Compartilhar

Chapecó, 15/04/2019, segunda-feira – Apresentar a trajetória do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional de Chapecó, seus eixos de atuação e as parcerias que buscam integrar a rede de atenção a saúde do trabalhador nos 76 municípios da sua área de abrangência. Esse é o tema da SEMPAT – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador é promovida nos dias 15 e 16 de abril, pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional de Chapecó em parceria com a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CISTT Chapecó.

A SEMPAT é caracterizada por proporcionar um espaço coletivo, intersetorial e multidisciplinar para as reflexões e debates entre trabalhadores, entidades sindicais (laborais e patronais), instituições de ensino das diferentes áreas do conhecimento, empresas dos diversos ramos produtivos, pesquisadores e profissionais de áreas afins, relativo ao mundo do trabalho, buscando sensibilizar seu público para a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro. A semana é fruto da luta pela saúde do trabalhador, desencadeada pelo controle social local, resultando na criação da Lei Municipal nº 6283/12 que instituiu a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador no município de Chapecó. Tem como propósito o desenvolvimento de ações anuais, realizadas no mês de abril coincidindo com o dia 28, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.

Na programação da segunda-feira (15) teve:

- Processo notificatório dos agravos em Saúde do Trabalhador Acidentes de trabalho leves, graves e fatais. Facilitador: CEREST Estadual de Santa Catarina.

– Rede de Urgência e Emergência em Saúde do Trabalhador: Relatos de Experiências em acidentes graves e fatais na Macrorregião Oeste de Santa Catarina. Facilitador: Profissionais do SAMU/SARA, Bombeiros, Policias Militar, Civil e Rodoviária.

- Relato de Experiências nas internações hospitalares dos acidentes de trabalho. Facilitador: Profissionais do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do HRO Chapecó Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e Vigilância Epidemiológica do Município de Chapecó.

- Considerações sobre o Trabalho com Crianças e Adolescentes no Meio Rural. Facilitador: Dra. Vera Marisa Vieira Ramos, Juíza da 3ª Vara do Trabalho de Chapecó – TRT 12º Região.

- A atuação do Ministério Público do Trabalho nos ambientes de trabalho na Macrorregião Oeste de Santa Catarina. Facilitador: Procuradoria do Trabalho do Município de Chapecó Dr. Marcelo Goss Neves - MPT/PRT12.

- A integralidade na Atenção a Saúde do Trabalhador: Os eixos de atuação do CEREST Regional de Chapecó nos 76 municípios de abrangência da Macrorregião Oeste de Santa Catarina. Facilitador: Equipe Técnica do CEREST Regional de Chapecó.

- Os desafios atuais da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST. Facilitador: Roque Manoel Perusso Veiga – RENAST/MS-DF.

A programação segue na terça-feira (16):

- Ações educativas e de Educação Permanente em Saúde e Segurança no Trabalho. Lançamento da Mostra Macorregional do Oeste de Santa Catarina: Experiências exitosas em Saúde do Trabalhador: Saúde, Segurança e Controle Social 2020. Facilitador: Gessiani Larentes – Diretora de Atenção a Saúde SESAU Chapecó

- Mesa Redonda: Expectativas e Resultados da pesquisa acadêmica no cenário do trabalho na macrorregião Oeste de Santa Catarina: Produção Acadêmica das Instituições de Ensino Superior: UFFS, UDESC, UNOCHAPECÓ, UNOESC e UCEFF. Mediador: Solange de Fátima Cardozo – Coordenadora do CEREST Regional de Chapecó.

- Programa Trabalho Seguro. Facilitador: Dr. Carlos Frederico Fiorino Carneiro– Juiz da 1ª Vara do Trabalho de Chapecó – TRT 12ª Região.

- Apresentações Orais: Programa Abril Verde – Izelda Oro; Programa Saúde na Escola – Grupo de Trabalho do PSE de Chapecó; A Construção da CISTT em Chapecó – Elisônia Renk; A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhor e Trabalhadora (CISTT): Desafios do Controle Social – Patrícia Marafon.

Cerest

Os CEREST - são os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador/ST que compõe a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), integrando os serviços da rede SUS, voltados à assistência e a vigilância, de forma a congregar/unificar os esforços dos principais executores com ligação com a saúde do trabalhador. O serviço tem por finalidade promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio de ações de promoção, proteção, vigilância em Saúde do Trabalhador, bem como no diagnóstico, tratamento e reabilitação de trabalhadores acidentados, e que para isso dispõe de uma equipe técnica especializada.

O CEREST Regional de Chapecó foi habilitado através da Portaria SAS/Nº 653, de 19 de Setembro de 2006, com o objetivo de atender as diretrizes da RENAST. É uma unidade regional com a função de fornecer suporte técnico a toda rede do SUS para 76 municípios da macro região oeste de Santa Catarina. Para isso o Cerest conta com uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, composta por 07 servidores: Médica do Trabalho, Engenheira de alimentos, Enfermeira, Engenheiro de segurança de alimentos, Técnicos de Segurança do Trabalho, Assistente Social, Técnico de Enfermagem e um estagiário.

O Suporte técnico para Rede SUS em Saúde do Trabalhador possui três Eixos de Atuação: 1º Eixo reconhecimento do usuário do SUS como trabalhador - Suporte Técnico para Processo Notificatório de Acidentes, Doenças e Agravos relacionados ao trabalho; 2º Eixo suporte técnico para fiscalização – Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador; 3º Eixo acompanhamento do trabalhador no processo de reabilitação funcional - Suporte Técnico para ações de reabilitação da saúde ao trabalhador acidentado.

Entre as atribuições dos CEREST e das Equipes Técnicas estão: desempenhar as funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência; dar apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde; atuar como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando polo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica.