Background

Notícias

“Cantinho da Aventura” movimenta CEIM Aquarela

Compartilhar

Chapecó, 15/04/2019, segunda-feira – Brincadeiras e aprendizagem juntas no ambiente escolar, para mostrar às crianças que aprender é sim, muito divertido. Esse é o objetivo do Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela, do bairro Passo dos Fortes, com a realização do 8º ano consecutivo o projeto “Cantinho da Aventura”. A inovação é a tirolesa, além da escalada de pneus e rampa de sabão.

Dentre os objetivos da ação está possibilitar através da aprendizagem a construção da autonomia e da criatividade, estabelecendo uma estreita relação entre brincar e aprender, desenvolvendo na criança tanto o aspecto social, o cultural e o afetivo. O projeto é institucional e as ações foram desenvolvidas com as todas as turmas do CEIM do berçário ao pré-escolar. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, aprender brincando é mais divertido. “É importante lembrar que a partir das brincadeiras que a criança constrói suas relações com o mundo, com os colegas e os professores”, comentou.

O professor William Daniel Bitencourt destaca que o projeto proporciona atividades diferentes. “Ações que fogem um pouco dos projetos e objetivos do currículo escolar, mas traz vivencias diferentes na escola”, destacou. O aluno Felipe Deparis gostou das aventuras. “Eu gostei muito dessas atividades, adoro as aulas diferentes e com aventura”, disse. A aluna Vitória de Lucca Cenci, se divertiu durante a atividade. “Adorei brincar na lona e escorregar”, esclareceu. A aluna Heloisa Colombeli Neckel gostou de participar das atividades. “É divertido fazer essas atividades e gostei muito”, esclareceu.

Para a coordenadora da escola, Silvia Lúcia Laurini Zardo, as atividades são vivências regadas de muita alegria, emoção, entusiasmo e diversão. “As atividades realizadas no cantinho da aventura proporcionam vivências diferenciadas no cotidiano das nossas crianças”, esclareceu. A coordenadora Vanderléa Aparecida Detoffol comenta que o projeto surgiu da vontade dos professores de proporcionar para as crianças momentos de aventura e alegria. Já a coordenadora Marilene Zottis Demarco o objetivo principal já foi alcançado desde o primeiro dia. “Esse projeto é um sucesso, pois conseguimos perceber a alegria das crianças ao participarem das atividades”, finalizou.