Background

Notícias

Eventos culturais movimentam Chapecó

Compartilhar

Chapecó, 16/04/2019, terça-feira – “Sábado D Museu” no Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) no Centro de Chapecó e “Roda de Leitura” na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella foram atividades culturais que movimentaram o sábado (13) em Chapecó. Promovidas pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, as atividades já são tradicionais em Chapecó e já tem suas próximas edições agendadas.

O Projeto “Sábado D Museu” é promovido pelo Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) e pelo Museu Antonio Selistre de Campos e tem como objetivo principal abrir as portas do Museu para atividades culturais, além de fomentar o uso do espaço, gerar debates sobre diferentes temáticas relacionadas à arte e a cultura, estimular a comunidade a se apropriar do espaço público, atrair novos públicos e fidelizar uma programação gratuita aberta à comunidade. De acordo com Ricardo Garlet, coordenador do setor de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Chapecó, durante esta edição do sábado (13) aconteceu uma “Roda de Conversa” com um grupo da comunidade Aldeia Condá e o público que participou dos debates foi formado por pesquisadores, produtores culturais, artistas, profissionais do turismo, cultura e comunidade em geral. Além disso, os participantes também puderam visitar a Exposição “Traçados Indígenas” que está no MHAC.

Garlet destaca ainda que a próxima edição do “Sábado D Museu” vai acontecer no sábado (11/05), às 15 horas e será uma conversa com o artista chapecoense Vanderlei Zaminan, que atua em diferentes frentes de artes, literatura e artes visuais. A conversa vai gerar em torno das experiências deste artista, visando fomenta diferentes dinâmicas no espaço para proporcionar o acesso da comunidade ao local. “A atividade deixou clara a viabilidade do projeto com aumento do público e interesse das diferentes áreas por frequentar o museu e o usar o espaço em diferentes propostas que ampliam a ideia do museu como espaço expositivo e de interlocução entre diferentes públicos da sociedade”, comentou.

Já o projeto “Clube de Leitura – Mulheres na Literatura” tem como objetivo trazer e trabalhar sobre obras escritas por mulheres, sejam elas brasileiras ou estrangeiras, com foco principal incentivar a leitura de escritoras. De acordo com a Bibliotecária Caroline Miotto, a atividade teve a participação de 25 pessoas com debates e conversas aonde foi possível perceber que a obra analisada “Olhos D’água”, da autora brasileira, Conceição Evaristo, apresenta a realidade brasileira através dos contos. “Em evidência, a questão racial, classe social das periferias e favelas, que retratam violência e opressão vivida pela mulher na sociedade”, comentou.

A próxima edição do evento já está agendada. Será no sábado (01/06), às 16 horas na Biblioteca Pública. A obra que será analisada é “A cor purpura” da escritora americana Alice Walker. A obra foi lançada em 1982 e em 1985 inspirou um filme. É um livro que retrata a questão do estupro, racismo, opressão e violência contra a mulher. “É um livro intenso e bonito, e apesar de tantos anos após a publicação, foi reeditado em 2014, e vem ganhando muito espaço por apresentar temas muito pontuais”, finalizou.

A programação continua

A Exposição: “Anatomias Híbridas: Inventando Eus”, do artista visual Lutiere Dalla Valle, inicia nesta quarta-feira (17) em Chapecó. A exposição de Artes Visuais, com temática contemporânea, foi selecionada via Edital de Seleção. Ela seguirá até o dia 02 de junho na Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na Rua Assis Brasil, 20 D, Centro, Chapecó.

A série de 25 desenhos que compõem “Anatomias Hibridas: Inventando Eus” (nanquim sobre papel vegetal) apresenta figuras antropomórficas – imersas na saturação de elementos ornamentais que funcionam como enquadramento – delimitando seu alcance por meio de estampas ou elementos decorativos, simulando molduras com o uso do nanquim sobre o papel vegetal. Inventar eus possíveis reflete, portanto, o caráter auto referencial: do eu artista, eu docente, eu sujeito, assim como os infinitos eus que habitam e atravessam a produção artística – diversificada e inventiva.

Explorando relações entre figura/fundo, os elementos visuais configuram concepções imagéticas pautadas pela repetição e padronização dos elementos florais, geométricos, formais ou aleatórios que remetem às contingências culturais com as quais nos implicamos diariamente. Noções de subjetividade e identidade transitam por definições terminológicas oriundas de variados campos para pensar a humanidade face àquilo que nos interpela, afeta e constitui enquanto nômades em um mundo em transição. Pretende estabelecer diálogos entre o que se produz enquanto artefato artístico cultural e sua capacidade enquanto potência para aprender sobre o mundo e sobre si mesmo.

Dia Nacional do Livro

Dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato. Para marcar a data, em Chapecó na quarta-feira (17) haverá atividade na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella. Entre as 14 e as 16 horas, 04 turmas do 2º ano do Colégio Marista de Chapecó participarão de uma atividade mediada pela escritora e ilustradora Gina Zanini. O principal objetivo da atividade é fomentar a importância do livro e todos os benefícios que a leitura pode trazer para as crianças. A escritora Gina, que mediará a conversa, tem 09 livros publicados, muitos deles voltados a literatura infantil.

Saiba mais

Dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira, transformando-se em referência no assunto.

Títulos da literatura infantojuvenil de Monteiro Lobato:

1 – Reinações de Narizinho;

2 – Viagem ao céu e O Saci;

3 – Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;

4 – História do mundo para as crianças;

5 – Memórias da Emília e Peter Pan;

6 – Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;

7 – Geografia de Dona Benta;

8 – Serões de Dona Benta e História das invenções;

9 – D. Quixote das crianças;

10 – O poço do Visconde;

11 – Histórias de tia Nastácia;

12 – O Picapau Amarelo e A reforma da natureza;

13 – O Minotauro.

Fonte: Brasil Escola

“Clube dos Autores de Quinta” acontece nesta semana

Com o propósito de estimular a escrita, produzir, compartilhar conhecimento e inspirar nasce o Clube dos Autores de 5°! Nesta terça-feira (16), as 19h30 terá encontro do “Clube dos Autores de Quinta” na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella.

O clube é um grupo de cerca de 15 escritores independentes que reúnem-se na Biblioteca Pública em Chapecó para desenvolver a escrita, se encontrar, fomentar a escrita e treinar. Os encontros acontecem a cada 15 dias e tem a duração de 1h30. Os encontros são abertos à comunidade. Mais informações: sintiabrum@gmail.com ou no Facebook Clube dos Autores de Quinta.

De acordo com a Bibliotecária Caroline Miotto, O Clube dos Autores de 5° é um grupo com diferentes talentos para criar a escrita. Poesia, contos de variados estilos que vão da fantasia, passam pelo cotidiano, a história, a cultura e o terror; tendo espaço pra crônica e tudo o mais que couber na criatividade de um escritor. Um grupo que tem prazer na leitura e na escrita e que começou com estudos de imersão no conhecimento literário e agora parte para a continuidade da busca por saber e também produzir entretenimento e saber.