Background

Notícias

SEMPAT encerra com saldo positivo

Compartilhar

Chapecó, 16/04/2019, terça-feira – A SEMPAT – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador aconteceu em Chapecó nos dias 15 e 16 de abril. Promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional de Chapecó em parceria com a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CISTT Chapecó teve como tema a apresentação da trajetória do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional de Chapecó, seus eixos de atuação e as parcerias que buscam integrar a rede de atenção a saúde do trabalhador nos 76 municípios da sua área de abrangência. Em 2019 a SEMPAT teve a participação de 564 pessoas.

De acordo com Solange Cardozo, coordenadora do CEREST Regional de Chapecó, na segunda-feira (15) de manhã foi rica a experiência com a apresentação da Rede de Urgência e Emergência foi importante a participação dos profissionais do Samu, SAER/SARA, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Rodoviária, para fortalecer ainda mais essa parceria e criar fluxos de trabalho e participar da rede de atenção a saúde do trabalhador, pontos em comum para articular e melhorar cada vez essa parceria pois os trabalhos destes setores precisam estar juntos. Solange destaca ainda que a palestra da Dra. Vera Marisa Vieira Ramos, Juíza da 3ª Vara do Trabalho de Chapecó sobre o Trabalho com Crianças e Adolescentes no Meio Rural foi um marco da SEMPAT. Representantes dos 76 municípios que participaram da palestra quiseram levar material para começar capacitações e treinamento das equipes de saúde para fazer essa abordagem pela necessidade que é o reconhecimento que o trabalho rural para criança é um trabalho que expõe a criança e adolescente a riscos que podem ser prevenidos.

A tarde, na segunda-feira (15) durante abertura oficial, teve apresentação de professor e alunos do Programa Arte Cidadã, da Secretaria de Cultura. O prefeito Luciano Buligon esteve presente e disse que a Prefeitura de Chapecó é parceira das atividades e no desenvolvimento de ações de prevenção. Também foi apresentada a atuação do Ministério Público do Trabalho nos ambientes de trabalho na Macrorregião Oeste de Santa Catarina, com a Procuradoria do Trabalho do Município de Chapecó Dr. Marcelo Goss Neves. Segundo Solange, ele elogiou o trabalho que tem sido feito pelo Cerest Regional, falou das dificuldades encontradas e atravessadas no dia a dia, mas que o trabalho vem sendo realizado com muita competência. Além dele, Roque Manoel Perusso Veiga, falou sobre os desafios atuais da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST. Ele falou sobre a criação desta rede de atenção a saúde do trabalhador e trouxe a atual situação brasileira, que precisa urgente da criação de novos CERESTs.

Na terça-feira (16) a Mesa Redonda: Expectativas e Resultados da pesquisa acadêmica no cenário do trabalho na macrorregião Oeste de Santa Catarina: Produção Acadêmica das Instituições de Ensino Superior: UFFS, UDESC, UNOCHAPECÓ, UNOESC e UCEFF também foi muito produtiva na avaliação da Solange. A parceria com esse grupo foi especialmente no sentido da organização de um evento para 2020 e que a partir disso, as universidades comecem a compartilhar as pesquisas que tem feito dentro da temática saúde e segurança do trabalhador e que se crie um fórum de experiências exitosas. Além disso, a apresentação do Programa Abril Verde, Programa Saúde na Escola, também foram apresentados para os participantes.

Saiba mais

A SEMPAT é caracterizada por proporcionar um espaço coletivo, intersetorial e multidisciplinar para as reflexões e debates entre trabalhadores, entidades sindicais (laborais e patronais), instituições de ensino das diferentes áreas do conhecimento, empresas dos diversos ramos produtivos, pesquisadores e profissionais de áreas afins, relativo ao mundo do trabalho, buscando sensibilizar seu público para a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro. A semana é fruto da luta pela saúde do trabalhador, desencadeada pelo controle social local, resultando na criação da Lei Municipal nº 6283/12 que instituiu a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador no município de Chapecó. Tem como propósito o desenvolvimento de ações anuais, realizadas no mês de abril coincidindo com o dia 28, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.

Cerest

Os CEREST - são os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador/ST que compõe a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), integrando os serviços da rede SUS, voltados à assistência e a vigilância, de forma a congregar/unificar os esforços dos principais executores com ligação com a saúde do trabalhador. O serviço tem por finalidade promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio de ações de promoção, proteção, vigilância em Saúde do Trabalhador, bem como no diagnóstico, tratamento e reabilitação de trabalhadores acidentados, e que para isso dispõe de uma equipe técnica especializada.

O CEREST Regional de Chapecó foi habilitado através da Portaria SAS/Nº 653, de 19 de Setembro de 2006, com o objetivo de atender as diretrizes da RENAST. É uma unidade regional com a função de fornecer suporte técnico a toda rede do SUS para 76 municípios da macro região oeste de Santa Catarina. Para isso o Cerest conta com uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, composta por 07 servidores: Médica do Trabalho, Engenheira de alimentos, Enfermeira, Engenheiro de segurança de alimentos, Técnicos de Segurança do Trabalho, Assistente Social, Técnico de Enfermagem e um estagiário.

O Suporte técnico para Rede SUS em Saúde do Trabalhador possui três Eixos de Atuação: 1º Eixo reconhecimento do usuário do SUS como trabalhador - Suporte Técnico para Processo Notificatório de Acidentes, Doenças e Agravos relacionados ao trabalho; 2º Eixo suporte técnico para fiscalização – Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador; 3º Eixo acompanhamento do trabalhador no processo de reabilitação funcional - Suporte Técnico para ações de reabilitação da saúde ao trabalhador acidentado.

Entre as atribuições dos CEREST e das Equipes Técnicas estão: desempenhar as funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência; dar apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde; atuar como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando polo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica.