Background

Notícias

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação será apresentado em Chapecó

Compartilhar

Chapecó, 10/05/2019, sexta-feira – Na segunda-feira (13) acontecerá em Chapecó uma reunião de trabalho para apresentação da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação. A atividade será realizada pela Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina. O ato será realizado na sala Agostinho Duarte, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, às 14 horas. O objetivo é apresentar o serviço com a intenção de facilitar, democratizar e ampliar os atendimentos dos pacientes que necessitam de reabilitação ortopédica e neurológica.

A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação é constituída por nove unidades, localizadas em Brasília Centro (DF), Brasília Lago Norte (DF), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP) e Belém (PA), as quais realizam mais de 19 milhões de procedimentos por ano. Tem por meta oferecer atendimento público de alta qualidade, com tecnologia de ponta e humanismo, alcançando todos os níveis da população.

Na execução de suas atividades, são objetivos: prestar assistência médica e de reabilitação, de excelência e gratuita, nas áreas neurológica e ortopédica; desenvolver programas de formação e qualificação para estudantes e profissionais de outras instituições e manter programas de educação continuada para profissionais; exercer ação educacional na sociedade visando prevenir a ocorrência das principais doenças atendidas na Rede SARAH; e desenvolver pesquisa científica.

Na Rede SARAH, a terapia de reabilitação não está restrita apenas ao ambiente hospitalar. Tradicionalmente, o enfoque dos programas de reabilitação costuma voltar-se para a avaliação das perdas funcionais decorrentes de acidente ou doença. A Rede SARAH, no entanto, atua na potencialização das funções preservadas. A elaboração dos programas de reabilitação é determinada pelas capacidades que permaneceram, ou seja, visa habilitar novamente. Busca permitir o alcance de um objetivo funcional, independentemente da maneira como o indivíduo o faça. A atuação da equipe de reabilitação concentra-se predominantemente no que é possível conseguir e não naquilo que se deixou de fazer.

Fonte: Site Rede Sarah