Festival de Palhaçaria de Chapecó

Chapecó, 16/05/2019, quinta-feira – Anote na agenda: de 30 de maio a 02 de junho Chapecó recebe artistas de diferentes localidades do país para o RIA – Festival de Palhaçaria de Chapecó. Em sua segunda edição o evento traz programação gratuita, aberta à comunidade e direcionada para diferentes idades. O projeto é patrocinado pela Transportes Gral, Cetric e Celeiro Supermercados por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania e pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura.

Idealizado e desenvolvido pela Cia de La Curva, o RIA acontecerá de maneira descentralizada. Em quatro dias a programação chegará à Aldeia Condá, Aldeia Toldo Chimbangue, Distrito Marechal Bormann, Unochapecó, Cidade do Idoso, Sesc e Ecoparque, alcançando comunidades distintas e democratizando o acesso cultural. De acordo com Manon Alves, integrante da Cia de La Curva e uma das idealizadoras do projeto, o objetivo do Festival é abraçar a cidade. “Buscamos democratizar o acesso. Selecionamos os locais onde é difícil, pela distância, as pessoas se deslocarem e irem ao Centro de Cultura e Eventos, onde acontecerãoas apresentações abertas ao público. Acreditamos que as pessoas que moram nessas localidadestêm o mesmo direito de quem vive no Centro de assistir aos espetáculos, construir conhecimento e participar desse movimento cultural”, explica.

A programação traz apresentações de artistas de Santa Catarina, Paraná, Goiás e São Paulo, direcionados para diferentes faixas etárias. “A palhaçaria não é uma linguagem apenas infantil. Por isso difundi-la e trazer reflexão sobre suas possibilidades são objetivos do RIA. Fazer a curadoria para esta edição não foi tarefa fácil. Foram 110 espetáculos inscritos, de 14 estados brasileiros e dois países estrangeiros. Buscamos selecionar espetáculos notáveis, com abordagens distintas: autobiográficos, poéticos, despretensiosos, clássicos. O público pode esperar rir, refletir e se emocionar”, enfatiza Manon.

Além dos espetáculos a programação inclui roda de conversa, intervenções artísticas, oficina de criação de números para palhaços iniciados, com Lia Motta e uma Feirinha de Artesanato e Gastronomia local, de 31 de maio a 2 de junho, no hall do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a partir das 19h. Lembrando que os espetáculos no Centro de Eventos contam com tradução simultânea em Libras, garantindo a acessibilidade.

Economia criativa

Além de possibilitar acesso à cultura com ações gratuitas, beneficiando diferentes públicos e comunidades, o RIA também influencia no movimento econômico da cidade com a geração de empregos diretos, indiretos, e reflexos em outros setores ligados ao Trade Turístico. “Para acontecer um movimento como este, precisamos de muitos profissionais de muitas áreas. Como, por exemplo, transporte, som, fotografia, assessoria de imprensa, hospedagem, alimentação, divulgação, design gráfico, impressão e também distribuição desse material. Além disso, as atrações estão sendo divulgadas em outros municípios e isso atrai pessoas da região que virão à Chapecó, irão se hospedar e consumir, o que contribuiu com o movimento turístico e econômico local”, acrescenta Manon.

30/05 – Quinta-feira

19h – Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

- Abertura oficial do evento

- Apresentações do Programa Arte Cidadã

- 20h - Espetáculo “O melhor show do mundo na minha opinião”– Palhaço Ritalino/PR;

02/06 – Domingo

8h às 12h – Oficina Território de Criação – com Lia Motta

Local: Reserva do Ser;

15h – SESC

Roda de Conversa “A arte em relação ao Aqui e Agora”;

18h – Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

- Espetáculo “Muros e Grades são Invenções Humanas” - Aridne Antico/SP

- Intervenção com Leandro Santos/SC

- 20h - Espetáculo “Show da Percha”/SP.

Créditos: Texto: Camila Almeida/ Girassol Cultural.

Fotos: 1: Coralia Elias, 2: Jorge Mariano, 3: Ricardo Avelar, 4: José Victor Pereira.