Background

Notícias

Escola de Artes oferece oficina de Ecoprint

Compartilhar

Chapecó, 16/05/2019, quinta-feira – A Escola de Artes de Chapecó, oferece no sábado (25) uma oficina de Ecoprint – Impressão botânica e shibori, ministrada por Luiziana Hoerbe. O objetivo é oferecer uma experiência ecológica acerca da estamparia têxtil utilizando apenas de plantas, respeitando o ritmo da natureza e suas sutilezas. A intenção é que os participantes percebam que existem formas mais limpas de produção dos artigos que consumimos diariamente e se atentem para formas mais sustentáveis de consumir estes produtos.

A oficina é direcionada para crianças de 8 à 15 anos e tem como foco apresentar dois métodos de impressão de tecidos: o Ecoprint – Impressão botânica, e shibori com tintura natural. O ecoprint é um método sustentável de estampar o tecido utilizando apenas folhas, flores e cascas diversas. Através de um processo de cozimento por imersão, as plantas liberam suas cores deixando marcas e impressões no tecido. O shibori é uma técnica de tingimento manual japonesa que produz padrões no tecido. A técnica consiste em costurar, dobrar, amarrar ou prender o tecido para então mergulhá-lo em tintura; as partes amarradas ou presas não são tingidas.

Nesta oficina as crianças produzirão dois tingimentos têxteis, um em cada técnica. A atividade acontecerá na Escola de Artes e os participantes precisam ter em mãos: um pedaço de cabo de vassoura entre 25 e 30 cm aproximadamente, dois metros de barbante de qualquer cor e espessura, par de luvas descartáveis, tesoura e um pano ou toalha velha para limpeza. O custo da oficina é R$ 30. Mais informações: (49) 3322-3690.