Rede de Ensino inicia estudos de reorganização do currículo do Ensino Fundamental

Chapecó, 17/05/2019, sexta-feira – “Reorganização do currículo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó-SC”. Esse foi o tema de um momento de estudo que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Chapecó com a temática a partir do estudo da Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Esteve presente para conduzir a formação a Professora Doutora Cássia Ferri, que no decorrer do ano prestará assessoria para a reorganização do currículo. A previsão é que até o final deste ano o trabalho de reorganização do currículo do ensino fundamental seja concluído e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação-COMED.

Participaram deste momento o Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes de professores, coordenadores, gestores e pelos articuladores do ensino fundamental da SEDUC. Durante o ano este grupo terá a incumbência de articular o trabalho junto aos professores, garantindo a efetiva participação dos mesmos na implementação da BNCC, elaborando as adequações necessárias ao currículo do ensino fundamental anos iniciais e finais. A BNCC é um documento elaborado a nível nacional, de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Estudar os documentos bases e criar um currículo próprio é importante para aprimorar o processo de ensino aprendizagem no contexto escolar e buscar mudanças significativas de todo o percurso formativo, desde a educação infantil até o ensino médio. “Reinventar as formas de agir para garantir a aprendizagem dos alunos é o objetivo para termos mais sucesso na formação escolar. A função da escola hoje não é fazer com que os alunos acumulem informações, mas sim, consigam transformar as informações em conhecimento. Os instrumentos para essa transformação é o grande diferencial que a escola deve oportunizar” relata Cássia Ferri. “Estamos dialogando com a BNCC e com os documentos do território catarinense para repensar o currículo da Rede Municipal, esse é um momento importante de estudo e reflexão de todos os profissionais envolvidos, pois o intuito é garantir o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na escola” destaca a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera.

O Ensino Fundamental e a BNCC

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros.

A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas.

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.