Projeto Social será realizado no Loteamento Expoente em Chapecó

Chapecó, 21/05/2019, terça-feira – No sábado (25) acontecerão três atividades no Loteamento Expoente em Chapecó. A apresentação de um Projeto Social em parceria entre a Administração Municipal e a Caixa Econômica Federal. Além deste trabalho social, será inaugurada uma quadra esportiva que a Administração Municipal construiu no Loteamento Expoente. Durante a atividade, que acontecerá às 14 horas no CEIM Expoente, também será realizada a entrega da Academia ao Ar Livre à comunidade.

Um trabalho social no Loteamento Expoente (que possui 470 unidades, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida) será realizado através de parceria entre a Prefeitura de Chapecó e a Caixa Econômica Federal. O Trabalho Social com os moradores é para execução de um conjunto de atividades continuadas de integração entre os beneficiários antigos e novos (após a operação de reintegração coletiva de posse de imóveis em situação irregular). As ações ocorrerão no período de 12 meses, objetivando estimular o “pertencimento” e o cuidado dos moradores com o local, o fortalecimento da comunidade e a melhoria das relações sociais e à convivência familiar e comunitária, em que busca viabilizar uma série de ações integrativas às famílias, crianças e adolescentes, para as quais se buscará também o envolvimento de secretarias municipais e de parcerias com entidades e empresas privadas.

O trabalho social será desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Diretoria de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, abrangendo ações socioeducativas:

• Eixo Assessoria à Gestão Condominial - Contratação de empresa especializada para trabalho de formação/capacitação. Realização de ações informativas, educativas e participativas relativas a gestão condominial e educação patrimonial, organização e consolidação do condomínio, apoio administrativo, contábil e jurídico.
  • Eixo Desenvolvimento Socioeconômico - Ofertar cursos de qualificação profissional, visando à geração de trabalho e renda:
  • Educação Ambiental e Patrimonial - Capacitar os moradores quanto a destinação correta dos resíduos sólidos, conscientizá-los da importância do cuidado com o meio ambiente e mobiliza-los a manter seu entorno limpo e com um ambiente saudável (mutirões de limpeza, plantio de árvores, oficina de mini-hortas em garrafas pet nos apartamentos).
  • Eixo Mobilização, Organização e Fortalecimento Social – Fortalecimento da associação de moradores.
  • Cursos de qualificação na área de alimentos: docinhos para festas; fabricação de panetones e salgadinhos (assados e fritos) para festas.
  • Curso de qualificação completo no setor da construção civil:
  • Treinamento e os equipamentos e EPIs.
  • Materiais de construção para atividade prática do curso (construção do salão comunitário).
  • Mesas e cadeiras salão comunitário.
  • Projeto Atleta do Futuro e Serviço de Fortalecimento de Vínculos – recursos próprios.
  • Rua de Lazer (Dia da Família).