Projeto Oratória nas Escolas é lançado em Chapecó

Chapecó, 22/05/2019, quarta-feira – A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a JCI (Junior Chamber International), desenvolve o Projeto Oratória nas Escolas que, atende aproximadamente 1700 alunos de 7º e 8ºano da Rede Municipal de Ensino. Na terça-feira (21), no auditório da JCI, foi realizada cerimônia de Lançamento do Projeto Oratória nas Escolas – 2019. O Projeto está em sua 11ª edição, reafirmando a sua importância no contexto escolar e comunitário.

Os estudantes envolvidos são instigados à pesquisa e estudos sobre os temas abordados, além de terem a oportunidade de obter treinamentos e participar ativamente da formação de opinião sobre as problemáticas abordadas durante o desenvolvimento do projeto, bem como em sua vida pessoal. Este ano a temática a ser explorada é “Posso combater a discriminação”? Os jovens também passam por treinamentos de oratória e desenvolvem esta técnica tão importante durante a execução do projeto. As atividades desenvolvidas consistem em oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação aos problemas sociais, ambientais e educacionais nos níveis: local, regional, nacional e mundial.

A compreensão sobre a inserção da oralidade dentro da disciplina de Língua Portuguesa nas práticas diárias de sala de aula é relevante. “Por isso o desenvolvimento do projeto contribui para ampliar e valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido nas Escolas do nosso município” relata Sueli Suttili, Diretora Pedagógica. No decorrer do ano, os alunos participam de concursos de oratória que acontecem em duas etapas: Etapa Interna nas Escolas que é desenvolvida em cada estabelecimento de ensino, sob a responsabilidade dos membros da JCI Chapecó e da articulação dos professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal. A Etapa Final Local/Municipal, conta com 22 finalistas, um de cada escola participante do projeto e é organizada pela JCI Chapecó e Secretaria de Educação.

Neste ano o aluno campeão do concurso recebe como prêmio principal – bolsa de estudos integral - da Faculdade Uceff de Chapecó e o professor de Língua Portuguesa, que acompanha o aluno, recebe bolsa de Especialização da Damásio Educacional. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera relata que o projeto já tem uma história significativa nas escolas e possibilita o envolvimento de toda a comunidade escolar. “Todo o trabalho realizado e a preparação dos alunos reflete positivamente na formação de cada um deles” finaliza.