Chapecó, 23/05/2019, quinta-feira A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe) segue até o dia 31 de maio. Até a quarta-feira (23/05) o município de Chapecó atingiu a cobertura de 79% do público alvo que é de 59.232 pessoas. A vacina está disponível nos 26 Centros de Saúde da Família que atendem diariamente das 07h30 as 11h30 e das 13 as 17 horas. Importante levar ao posto de saúde, a Caderneta de Vacinação, pois se necessário, ela será atualizada.
O público alvo desta campanha são os indivíduos com 60 anos ou mais, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes,puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de
A vacina
A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza são trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B.
As vacinas da influenza sazonais são bem toleradas e seguras, constituídas por vírus inativados, não contêm vírus vivos e não causam a doença. O mais comum são as reações locais, como dor no local da injeção, eritema e enduração que ocorrem em até 20% dos casos, resolvidos em 48 hs. Reações sistêmicas como febre, mal estar e mialgia, podem começar de
Pessoas com história de anafilaxia em doses anteriores a componentes da vacina, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose e se indicada realizar o procedimento sob observação.
Casos confirmados
Importante é a vacinação para prevenção. Em Chapecó já foram registrados 30 casos suspeitos de Influenza. Foram confirmados 09 casos de Influenza A, 01 caso de Influenza B e 07 casos de outros tipos de vírus. Além disso, 03 pessoas aguardam resultados de exames e 10 casos foram negativos.
Dicas:
- Manter os ambientes ventilados
- Lavar bem as mãos
- Uso do álcool em gel
- Uso de copo individual (em escolas e locais de grande circulação de pessoas)
- Ter hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido.
- Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.
- Não se medicar Em caso de sintomas, procurar atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima.