Segurança Pública é temática de exposição em Chapecó

Chapecó, 23/05/2019, quinta-feira – Com a temática Segurança Pública, iniciou em Chapecó, na quinta-feira (23), no Museu de História e Arte, a Exposição Polícia & Sociedade. O objetivo é promover um diálogo com a comunidade sobre a temática, focando alguns aspectos históricos e contemporâneos sobre o tema que leve o público visitante a superar as concepções do senso comum sobre o tema. Além da exposição, também aconteceu um seminário para debater a temática.

A exposição surgiu a partir de uma coleção de objetos e documentos que foram recolhidos pela Polícia Civil de Chapecó e pelo Museu de História e Arte de Chapecó. Ela apresenta aspectos históricos e contemporâneos da segurança pública, através da cultura material produzida sobre este tema, objetivando a reflexão a partir desta perspectiva, e por fim, o questionamento das soluções fáceis e dos estereótipos populares sobre a temática da Segurança Pública.

Já o Seminário “Polícia & Sociedade: Desafios e Soluções da Segurança Pública em Chapecó” buscou ampliar as discussões sobre a Segurança Pública em Chapecó, seja a partir de estudos acadêmicos sobre o tema, seja conhecendo as problemáticas e propostas de enfrentamento que alguns órgãos locais ligados diretamente à segurança pública. Os palestrantes foram Vagner Papini - Delegado da Divisão de Investigação Criminal; Irme Salete Bonamigo - Doutora em Psicologia Social, Professora da Unochapecó e pesquisadora sobre violências; Erni Jose Seibel - Doutor em Ciência Política, professor da UFSC e pesquisador da área de segurança pública; Alexsandro Zani – Diretor da Penitenciária Agrícola de Chapecó.

O agendamento de visita à exposição com mediação para grupos pode ser realizada pelo telefone (49) 3321 8509 ou pelo e-mail museueducativo@chapeco.sc.gov.br. A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.