Prefeitura entrega obras e anuncia Projeto Social no Expoente

Chapecó, 27/05/2019, segunda-feira – Os moradores do Loteamento Expoente em Chapecó participaram na tarde de sábado (25) de três atividades: a apresentação de um Projeto Social em parceria entre a Administração Municipal e a Caixa Econômica Federal, entrega de uma quadra esportiva e de uma Academia ao Ar Livre. A atividade aconteceu no CEIM Expoente e reuniu representantes da comunidade e de empresas e entidades parceiras dos projetos sociais.

A quadra esportiva tem piso em concreto armado com espessura de 8,00cm. Tem fechamentos laterais em alambrado composto de mourões de concreto e tela metálica. A área é de 522,45 metros quadrados, com dimensões de 18,50m x 28,25m. O investimento da Administração Municipal foi de R$ 93.855,47. Já a Academia ao Ar Livre é um espaço de esporte e lazer. Ela é composta por 10 equipamentos de ginástica novos e seguros, onde 20 pessoas podem utilizar o espaço ao mesmo tempo.

Já o trabalho social no Loteamento Expoente (que possui 470 unidades, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida) será realizado com os moradores para execução de um conjunto de atividades continuadas de integração entre os beneficiários antigos e novos (após a operação de reintegração coletiva de posse de imóveis em situação irregular). As ações ocorrerão no período de 12 meses, objetivando estimular o “pertencimento” e o cuidado dos moradores com o local, o fortalecimento da comunidade e a melhoria das relações sociais e à convivência familiar e comunitária, em que busca viabilizar uma série de ações integrativas às famílias, crianças e adolescentes, para as quais se buscará também o envolvimento de secretarias municipais e de parcerias com entidades e empresas privadas.

O trabalho social será desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Diretoria de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, abrangendo ações socioeducativas:

• Assessoria à Gestão Condominial - Contratação de empresa especializada para trabalho de formação/capacitação. Realização de ações informativas, educativas e participativas relativas a gestão condominial e educação patrimonial, organização e consolidação do condomínio, apoio administrativo, contábil e jurídico.
  • Desenvolvimento Socioeconômico - Ofertar cursos de qualificação profissional, visando à geração de trabalho e renda:
  • Educação Ambiental e Patrimonial - Capacitar os moradores quanto a destinação correta dos resíduos sólidos, conscientizá-los da importância do cuidado com o meio ambiente e mobiliza-los a manter seu entorno limpo e com um ambiente saudável (mutirões de limpeza, plantio de árvores, oficina de mini-hortas em garrafas pet nos apartamentos).
  • Mobilização, Organização e Fortalecimento Social – Fortalecimento da associação de moradores.
  • Cursos de qualificação na área de alimentos: docinhos para festas; fabricação de panetones e salgadinhos (assados e fritos) para festas.
  • Curso de qualificação completo no setor da construção civil:
  • Treinamento e os equipamentos e EPIs.
  • Materiais de construção para atividade prática do curso (construção do salão comunitário).
  • Mesas e cadeiras salão comunitário.
  • Projeto Atleta do Futuro e Serviço de Fortalecimento de Vínculos – recursos próprios.
  • Rua de Lazer (Dia da Família).