Chapecó, 27/05/2019, segunda-feira Dia 01 de junho é o aniversário da Escola de Artes. Em 2019 ela completa 40 anos de atuação em Chapecó. Para comemorar a data haverá uma programação especial, o espetáculo ARTE CONEXÃO, um evento onde as três áreas estarão presentes no palco. O evento será dia 06 de junho (quinta-feira) no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes, com duas sessões e entrada gratuita. As 14 horas o espetáculo será apresentado para escolas municipais, particulares e instituições gerais. Já às 19 horas ele será apresentando à comunidade.
De acordo com a Diretora da Escola de Artes de Chapecó, Emanoélli Capello a comemoração dos 40 anos da escola é importante para todos, traz momentos de reflexão e de avaliação sobre tudo que aconteceu nestes 40 anos e tudo que já foi conquistado. Ela destaca que hoje são encontrados profissionais das três áreas que a Escola oferece, música, cênicas e visual, que concluíram seus cursos e oficinas, que buscaram formação no ensino superior e que continuam fomentando a Escola de Artes. A dedicação em oferecer uma educação extra curricular de qualidade é manifestada até nas coisas mais simples que propomos a fazer. O que nos move a cada dia, é a vontade, o desejo, os sonhos em oferecer aos nossos alunos e alunas o que há de melhor na área da cultura. Tenho muito orgulho de fazer parte deste história, comentou.
O ARTE CONEXÃO é um evento que tem como objetivo comemorar os 40 anos da Escola, envolvendo as três áreas: cênicas, musical e visual. O evento é realizado a cada 05 anos, como forma de apresentar um pouco do trabalho da Escola de Artes. O espetáculo contará com ex professores, ex bailarinos da Escola de Artes, que passaram e ajudaram a construir a história da instituição, além de exposição dos professores de artes visuais que passaram pela escola. No palco estarão cerca de 250 bailarinos e músicos, além de em torno de 420 alunos dos cursos de artes visuais com apresentação dos trabalhos, em forma de projeção no palco do Teatro Municipal. Serão 14 apresentações e 02 intervenções.
Saiba Mais
A Escola de Artes de Chapecó foi idealizada em 1976 pelo Conselho Municipal de Cultura e foi efetivamente criada pela Lei Municipal 052/79 de 01 de junho de 1979 pelo Prefeito Milton Sander, com a missão de levar arte e cultura à comunidade, sem fins lucrativos. A Escola de Artes é mantida pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e sua trajetória é marcada por muitas conquistas. Iniciou com cinco cursos e, atualmente, conta com 37 cursos e oficinas oferecidos para 1.800 alunos em uma estrutura com 55 profissionais.
Os principais objetivos da escola, desde a criação, são o desenvolvimento cultural, a expressão de sentimentos, a criatividade, a sociabilidade, propiciando aos alunos meios de praticar e desenvolver aptidões artísticas que favoreçam a apreciação, avaliação e valorização artístico-cultural. A Escola de Artes de Chapecó realiza diversos eventos no decorrer do ano, dentro eles: Semana da Música, Maratona Fotográfica, Dança Chapecó Festival Sul Brasileiro de Dança, Espetáculo de Ballet Clássico, Jazz Dance e Dança Contemporânea, Recital Geral de Música, Espetáculo das Oficinas de Dança, Recitais Didáticos e Exposição de Desenho, Pintura, Laboratório de Artes e Expressão visual, entre oficinas gerais. Neste ano irá completar 40 anos dedicados à arte e a cultura ao município e região do oeste catarinense.
Os alunos têm à sua disposição uma estrutura física de 3.000m² localizada na área central da cidade. A Escola iniciou suas atividades em 19 de maio de 1980, com aulas de Acordeão, Piano, Ballet Clássico, Violão e Desenho Artístico. Em 1981, passa a oferecer Pintura em Tela. Os cursos de Flauta Doce, Teoria Musical e Solfejo iniciam em 1983, quando a Escola já contava com 152 alunos. Em 1984, inicia o curso de Arte Infantil e em 1987 é implantado o curso de Violino, neste ano a Escola conta com 368 alunos.Em 1989, a Escola comemora seus 10 anos, já com 634 alunos e com os novos cursos de História da Arte e História da Música. Nos anos seguintes foram implantados os cursos de Coral Infantil, Danças Folclóricas Infantil e Adulto, Teclado, Musicalização Infantil, Técnicas Gráfico Plásticas para adolescentes de 11 a 13 anos, Grupo Instrumental Saxofone, Dança Moderna e Alongamento. Em 1994, quando a Escola comemora 15 anos de atividades, já tem 760 alunos e conta com 16 cursos em funcionamento.
Em 2005, com 970 alunos, a Escola de Artes oferece os cursos de Acordeão, Canto Técnica Vocal, Canto Coral, Ballet Clássico, Alongamento, Desenho Artístico, Desenho Perspectiva, Expressões Visuais, Flauta Doce Soprano, História da Música, História da Arte, História da Dança, Laboratórios de Artes I e II, Piano, Pintura, Teclado, Teoria Musical e Solfejo, Violão; além das oficinas ocasionais, da Orquestra de Violões, e dos Corpos de Baile Infantil e Adulto. Neste ano teve a primeira edição de dois grandes eventos da Escola, a Maratona Fotográfica Cidade de Chapecó e o Dança Chapecó Festival Sul-Brasileiro. Em 2008, a Escola contava com 1.070 alunos, foram implantados os cursos de Viola de Arco e Violoncelo, além das oficinas de Jazz Dance, Ballet para crianças de três e quatro anos, Ballet para Adultos, Dança do Ventre e Saxofone. Em 2014, aos 35 anos, com mais de 1.400 alunos, 32 cursos e oficinas em andamento, a Escola de Artes de Chapecó está consolidada sendo referência no ensino das artes (visuais, cênicas e música) no Estado de Santa Catarina.